Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842
Resumo: Neste trabalho, propomos a correlação entre oralidade, argumentação e arte, em especial o teatro. A partir da confluência entre procedimentos de disciplinas distintas, buscamos evidenciar o tratamento da dimensão argumentativa da linguagem que se faz a partir dos Jogos Teatrais numa aula de língua portuguesa voltada à modalidade falada. O corpus constitui-se da coleta, por meio de filmagem e transcrição, de uma sequência de jogo teatral aplicada em aula de língua portuguesa, em que foram analisados, pelo prisma da multimodalidade, a interação, a argumentação e o corporeamento. Os resultados apontam para o fato de que os jogos, amplamente difundidos no meio teatral, constituem importante contribuição para a vivência e a experiência com e por meio da linguagem. Os aportes teóricos voltam-se à Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1986), à Argumentação (AMOSSY, 2007), ao Teatro (SPOLIN, 2012) e à Comunicação e corporeamento (GOODWIN, 2000; QUAEGHEBEUR, 2012; LIBERMAN, 2011).
id UESC-1_cb8a504ac8415d92158bd49067aff452
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/842
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicasNeste trabalho, propomos a correlação entre oralidade, argumentação e arte, em especial o teatro. A partir da confluência entre procedimentos de disciplinas distintas, buscamos evidenciar o tratamento da dimensão argumentativa da linguagem que se faz a partir dos Jogos Teatrais numa aula de língua portuguesa voltada à modalidade falada. O corpus constitui-se da coleta, por meio de filmagem e transcrição, de uma sequência de jogo teatral aplicada em aula de língua portuguesa, em que foram analisados, pelo prisma da multimodalidade, a interação, a argumentação e o corporeamento. Os resultados apontam para o fato de que os jogos, amplamente difundidos no meio teatral, constituem importante contribuição para a vivência e a experiência com e por meio da linguagem. Os aportes teóricos voltam-se à Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1986), à Argumentação (AMOSSY, 2007), ao Teatro (SPOLIN, 2012) e à Comunicação e corporeamento (GOODWIN, 2000; QUAEGHEBEUR, 2012; LIBERMAN, 2011).EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 153-174Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 153-1742237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842/794Aquino, Zilda Gaspar Oliveira deLotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/842Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:02:08EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
title Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
spellingShingle Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
title_short Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
title_full Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
title_fullStr Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
title_full_unstemmed Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
title_sort Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
author Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
author_facet Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari
author_role author
author2 Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Lotti, Ana Luisa Feiteiro Cavalari
description Neste trabalho, propomos a correlação entre oralidade, argumentação e arte, em especial o teatro. A partir da confluência entre procedimentos de disciplinas distintas, buscamos evidenciar o tratamento da dimensão argumentativa da linguagem que se faz a partir dos Jogos Teatrais numa aula de língua portuguesa voltada à modalidade falada. O corpus constitui-se da coleta, por meio de filmagem e transcrição, de uma sequência de jogo teatral aplicada em aula de língua portuguesa, em que foram analisados, pelo prisma da multimodalidade, a interação, a argumentação e o corporeamento. Os resultados apontam para o fato de que os jogos, amplamente difundidos no meio teatral, constituem importante contribuição para a vivência e a experiência com e por meio da linguagem. Os aportes teóricos voltam-se à Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1986), à Argumentação (AMOSSY, 2007), ao Teatro (SPOLIN, 2012) e à Comunicação e corporeamento (GOODWIN, 2000; QUAEGHEBEUR, 2012; LIBERMAN, 2011).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/842/794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 153-174
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 9, jul/dez.2015; 153-174
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432105832448