A construção da argumentação no resumo acadêmico a partir da utilização dos operadores de contraposição
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1586 |
Resumo: | Este estudo analisa a polifonia de enunciadores, bem como os operadores argumentativos de contraposição, em resumos acadêmicos que fazem parte de um projeto “guarda-chuva” maior. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua proposta por Oswald Ducrot (1987, 1988) e Anscombre e Ducrot (1983, 1994). A metodologia empregada é de natureza descritiva e qualitativa, tendo em vista que estamos atentos ao funcionamento desses operadores tanto como elementos coesivos quanto pelo fato de serem utilizados como uma estratégia argumentativa, orientando os enunciados para determinadas conclusões. A análise realizada no corpus, constituído de cinco resumos acadêmicos, constatou que se trata de um gênero discursivo que apresenta como principal estratégia argumentativa a polifonia de enunciadores, em que os operadores de contraposição analisados não funcionam apenas como elementos de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, corroborando para o leitor perceber o posicionamento do locutor responsável pelo texto. |
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A construção da argumentação no resumo acadêmico a partir da utilização dos operadores de contraposiçãoEste estudo analisa a polifonia de enunciadores, bem como os operadores argumentativos de contraposição, em resumos acadêmicos que fazem parte de um projeto “guarda-chuva” maior. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua proposta por Oswald Ducrot (1987, 1988) e Anscombre e Ducrot (1983, 1994). A metodologia empregada é de natureza descritiva e qualitativa, tendo em vista que estamos atentos ao funcionamento desses operadores tanto como elementos coesivos quanto pelo fato de serem utilizados como uma estratégia argumentativa, orientando os enunciados para determinadas conclusões. A análise realizada no corpus, constituído de cinco resumos acadêmicos, constatou que se trata de um gênero discursivo que apresenta como principal estratégia argumentativa a polifonia de enunciadores, em que os operadores de contraposição analisados não funcionam apenas como elementos de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, corroborando para o leitor perceber o posicionamento do locutor responsável pelo texto.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/158610.17648/eidea-14-1586Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 83-100Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 14, jul/dez.2017; 83-1002237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1586/1375da Silva, Marcos AntônioAndrade, Luiz Henrique Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:00:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1586Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:01.578009EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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