A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piris, Eduardo Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400
Resumo: Este artigo trata da dimensão subjetiva da argumentação e do discurso, focalizando as noções de ethos e de pathos. Apresenta os pressupostos teóricos que fundamentam a abordagem integrada entre discurso e argumentação, recorrendo aos trabalhos de Plantin (1996), Amossy (2007) e Maingueneau (2011). Explana sobre a integração do ethos e do pathos retóricos aos quadros teóricos dos estudos discursivos, apoiando-se em Maingueneau (1997, 2005) e Charaudeau (2007, 2010). Mostra que ethos e pathos são noções indissociáveis tanto na retórica clássica, quanto nas modernas perspectivas dos estudos discursivos e argumentativos. Discute a ligação do ethos e do pathos ao sujeito do discurso, ressaltando que essas noções são centrais para a abordagem integrada do discurso e da argumentação. Por fim, conclui que o modo de sentir (pathos) contribui para a construção dos modos de dizer e de ser (ethos), assim como a confiança no orador é um fator de persuasão produzido pela construção de estereótipos culturais axiologicamente valorizados por um determinado grupo social.
id UESC-1_f8aefe9a942851f7db868b7a09aee144
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathosEste artigo trata da dimensão subjetiva da argumentação e do discurso, focalizando as noções de ethos e de pathos. Apresenta os pressupostos teóricos que fundamentam a abordagem integrada entre discurso e argumentação, recorrendo aos trabalhos de Plantin (1996), Amossy (2007) e Maingueneau (2011). Explana sobre a integração do ethos e do pathos retóricos aos quadros teóricos dos estudos discursivos, apoiando-se em Maingueneau (1997, 2005) e Charaudeau (2007, 2010). Mostra que ethos e pathos são noções indissociáveis tanto na retórica clássica, quanto nas modernas perspectivas dos estudos discursivos e argumentativos. Discute a ligação do ethos e do pathos ao sujeito do discurso, ressaltando que essas noções são centrais para a abordagem integrada do discurso e da argumentação. Por fim, conclui que o modo de sentir (pathos) contribui para a construção dos modos de dizer e de ser (ethos), assim como a confiança no orador é um fator de persuasão produzido pela construção de estereótipos culturais axiologicamente valorizados por um determinado grupo social.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 52-62Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 52-622237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400/407Piris, Eduardo Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:04:31EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
title A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
spellingShingle A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
Piris, Eduardo Lopes
title_short A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
title_full A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
title_fullStr A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
title_full_unstemmed A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
title_sort A dimensão subjetiva da argumentação e do discurso: focalizando as noções de ethos e de pathos
author Piris, Eduardo Lopes
author_facet Piris, Eduardo Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piris, Eduardo Lopes
description Este artigo trata da dimensão subjetiva da argumentação e do discurso, focalizando as noções de ethos e de pathos. Apresenta os pressupostos teóricos que fundamentam a abordagem integrada entre discurso e argumentação, recorrendo aos trabalhos de Plantin (1996), Amossy (2007) e Maingueneau (2011). Explana sobre a integração do ethos e do pathos retóricos aos quadros teóricos dos estudos discursivos, apoiando-se em Maingueneau (1997, 2005) e Charaudeau (2007, 2010). Mostra que ethos e pathos são noções indissociáveis tanto na retórica clássica, quanto nas modernas perspectivas dos estudos discursivos e argumentativos. Discute a ligação do ethos e do pathos ao sujeito do discurso, ressaltando que essas noções são centrais para a abordagem integrada do discurso e da argumentação. Por fim, conclui que o modo de sentir (pathos) contribui para a construção dos modos de dizer e de ser (ethos), assim como a confiança no orador é um fator de persuasão produzido pela construção de estereótipos culturais axiologicamente valorizados por um determinado grupo social.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/400/407
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 52-62
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 52-62
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431638167552