EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sandro Campos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma discussão em torno da inserção no contexto turístico da prática de um ritual indígena. O Awê, ritual praticado pelos Pataxó da aldeia de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália – BA, será analisado ao longo do trabalho enfatizando a discussão em torno da eficácia ritual e sua relação com o turismo. Procura-se demonstrar que, no caso do Awê, a eficácia ritual é percebida em conexão com a eficácia turística do ritual. O trabalho foi realizado utilizando uma abordagem etnográfica que lança mão da observação participante como técnica principal. Utiliza-se também a pesquisa bibliográfica enfocando parte da produção etnológica sobre os Pataxó como fonte acessória de dados. Procurar-se demonstrar que a eficácia simbólica do ritual, percebida no caso do Awê como a capacidade de formular critérios de identificação, de auto-representação e de representação externa, tem uma ligação intrínseca com a eficácia turística do ritual e sua propriedade de veicular e ampliar o conhecimento externo a respeito de sua existência. Essa propriedade comunicativa do ritual turístico teria por função legitimar alguns dos aspectos do ritual, notadamente sua eficácia na formulação de critérios de semelhança e diferença definidores da identidade.
id UESC-2_25722cd0fa7de7d6983300abac6db69d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/264
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMOO presente trabalho pretende apresentar uma discussão em torno da inserção no contexto turístico da prática de um ritual indígena. O Awê, ritual praticado pelos Pataxó da aldeia de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália – BA, será analisado ao longo do trabalho enfatizando a discussão em torno da eficácia ritual e sua relação com o turismo. Procura-se demonstrar que, no caso do Awê, a eficácia ritual é percebida em conexão com a eficácia turística do ritual. O trabalho foi realizado utilizando uma abordagem etnográfica que lança mão da observação participante como técnica principal. Utiliza-se também a pesquisa bibliográfica enfocando parte da produção etnológica sobre os Pataxó como fonte acessória de dados. Procurar-se demonstrar que a eficácia simbólica do ritual, percebida no caso do Awê como a capacidade de formular critérios de identificação, de auto-representação e de representação externa, tem uma ligação intrínseca com a eficácia turística do ritual e sua propriedade de veicular e ampliar o conhecimento externo a respeito de sua existência. Essa propriedade comunicativa do ritual turístico teria por função legitimar alguns dos aspectos do ritual, notadamente sua eficácia na formulação de critérios de semelhança e diferença definidores da identidade.Editus2015-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 4 n. 2 (2010); 92 - 1031982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264/272Neves, Sandro Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T17:19:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/264Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T17:19:13Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
title EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
spellingShingle EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
Neves, Sandro Campos
title_short EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
title_full EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
title_fullStr EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
title_full_unstemmed EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
title_sort EFICÁCIA RITUAL E EFICÁCIA TURÍSTICA: O RITUAL DO AWÊ ENTRE OS PATAXÓ MERIDIONAIS E O TURISMO
author Neves, Sandro Campos
author_facet Neves, Sandro Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sandro Campos
description O presente trabalho pretende apresentar uma discussão em torno da inserção no contexto turístico da prática de um ritual indígena. O Awê, ritual praticado pelos Pataxó da aldeia de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália – BA, será analisado ao longo do trabalho enfatizando a discussão em torno da eficácia ritual e sua relação com o turismo. Procura-se demonstrar que, no caso do Awê, a eficácia ritual é percebida em conexão com a eficácia turística do ritual. O trabalho foi realizado utilizando uma abordagem etnográfica que lança mão da observação participante como técnica principal. Utiliza-se também a pesquisa bibliográfica enfocando parte da produção etnológica sobre os Pataxó como fonte acessória de dados. Procurar-se demonstrar que a eficácia simbólica do ritual, percebida no caso do Awê como a capacidade de formular critérios de identificação, de auto-representação e de representação externa, tem uma ligação intrínseca com a eficácia turística do ritual e sua propriedade de veicular e ampliar o conhecimento externo a respeito de sua existência. Essa propriedade comunicativa do ritual turístico teria por função legitimar alguns dos aspectos do ritual, notadamente sua eficácia na formulação de critérios de semelhança e diferença definidores da identidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/264/272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 4 n. 2 (2010); 92 - 103
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078616170496