Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casemiro, Ítalo de Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Simões, Bruno Francisco Teixeira, Moraes, Camila Maria dos Santos, Nascimento, Natália Talita Araújo, Endo, Gustavo Yuho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681
Resumo: Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.
id UESC-2_44cbeb0d6b3f86da02992a1722c6c870
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3681
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.Editus2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/368110.36113/cultur.v17i02.3681CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 17 n. 02 (2023): CULTUR, Ano 17 n. 02 Nov (2023)1982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681/2472http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasemiro, Ítalo de PaulaSimões, Bruno Francisco TeixeiraMoraes, Camila Maria dos SantosNascimento, Natália Talita AraújoEndo, Gustavo Yuho2023-11-08T22:35:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3681Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2023-11-08T22:35:04Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
title Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
spellingShingle Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
Casemiro, Ítalo de Paula
title_short Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
title_full Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
title_fullStr Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
title_full_unstemmed Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
title_sort Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
author Casemiro, Ítalo de Paula
author_facet Casemiro, Ítalo de Paula
Simões, Bruno Francisco Teixeira
Moraes, Camila Maria dos Santos
Nascimento, Natália Talita Araújo
Endo, Gustavo Yuho
author_role author
author2 Simões, Bruno Francisco Teixeira
Moraes, Camila Maria dos Santos
Nascimento, Natália Talita Araújo
Endo, Gustavo Yuho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casemiro, Ítalo de Paula
Simões, Bruno Francisco Teixeira
Moraes, Camila Maria dos Santos
Nascimento, Natália Talita Araújo
Endo, Gustavo Yuho
description Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681
10.36113/cultur.v17i02.3681
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681
identifier_str_mv 10.36113/cultur.v17i02.3681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681/2472
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 17 n. 02 (2023): CULTUR, Ano 17 n. 02 Nov (2023)
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079680475136