Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681 |
Resumo: | Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes. |
id |
UESC-2_44cbeb0d6b3f86da02992a1722c6c870 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3681 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.Editus2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/368110.36113/cultur.v17i02.3681CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 17 n. 02 (2023): CULTUR, Ano 17 n. 02 Nov (2023)1982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681/2472http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasemiro, Ítalo de PaulaSimões, Bruno Francisco TeixeiraMoraes, Camila Maria dos SantosNascimento, Natália Talita AraújoEndo, Gustavo Yuho2023-11-08T22:35:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3681Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2023-11-08T22:35:04Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
title |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
spellingShingle |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: Casemiro, Ítalo de Paula |
title_short |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
title_full |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
title_fullStr |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
title_full_unstemmed |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
title_sort |
Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: |
author |
Casemiro, Ítalo de Paula |
author_facet |
Casemiro, Ítalo de Paula Simões, Bruno Francisco Teixeira Moraes, Camila Maria dos Santos Nascimento, Natália Talita Araújo Endo, Gustavo Yuho |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Bruno Francisco Teixeira Moraes, Camila Maria dos Santos Nascimento, Natália Talita Araújo Endo, Gustavo Yuho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casemiro, Ítalo de Paula Simões, Bruno Francisco Teixeira Moraes, Camila Maria dos Santos Nascimento, Natália Talita Araújo Endo, Gustavo Yuho |
description |
Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681 10.36113/cultur.v17i02.3681 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681 |
identifier_str_mv |
10.36113/cultur.v17i02.3681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681/2472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 17 n. 02 (2023): CULTUR, Ano 17 n. 02 Nov (2023) 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079680475136 |