SEMENTES DA MATA ATLÂNTICA: CONFORMAÇÃO DO PRODUTO CULTURAL PARA O DESTINO ITACARÉ – BAHIA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/265 |
Resumo: | O destino Itacaré, Bahia, ganhou notoriedade ao longo dos anos 90 após a pavimentação da Rodovia BA-001 Ilhéus – Itacaré, recebendo em 2005, um número seis vezes maior do que a população do município, causando diversos impactos locais. Hoje conhecido como um dos Hotspots do mundo é considerado um dos grandes destinos ecoturísticos do Brasil, fazendo parte da Costa do Cacau e do Território de Identidade Litoral Sul. Tentando planejar e adequar recursos, demanda e comunidade as governanças locais criam o Plano Itacaré 2015 com a proposta de posicionar o destino frente aos mercados de forma a minimizar impactos sociais, econômicos e culturais. O objetivo desse artigo é analisar a conformação do produto turístico baseado na oferta cultural em Itacaré, identificando os componentes da oferta cultural, bem como verificar as oportunidades e limites para a implantação de um produto turístico cultural. Para tanto fez-se uma pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas as agencias de viagens e comunidade, análise SWOT dos possíveis atrativos culturais do destino. Observou-se que há viabilidade de formatação de produtos adequando as expectativas da demanda a fim de valorizar os elementos locais através de experiências memoráveis. |
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SEMENTES DA MATA ATLÂNTICA: CONFORMAÇÃO DO PRODUTO CULTURAL PARA O DESTINO ITACARÉ – BAHIAO destino Itacaré, Bahia, ganhou notoriedade ao longo dos anos 90 após a pavimentação da Rodovia BA-001 Ilhéus – Itacaré, recebendo em 2005, um número seis vezes maior do que a população do município, causando diversos impactos locais. Hoje conhecido como um dos Hotspots do mundo é considerado um dos grandes destinos ecoturísticos do Brasil, fazendo parte da Costa do Cacau e do Território de Identidade Litoral Sul. Tentando planejar e adequar recursos, demanda e comunidade as governanças locais criam o Plano Itacaré 2015 com a proposta de posicionar o destino frente aos mercados de forma a minimizar impactos sociais, econômicos e culturais. O objetivo desse artigo é analisar a conformação do produto turístico baseado na oferta cultural em Itacaré, identificando os componentes da oferta cultural, bem como verificar as oportunidades e limites para a implantação de um produto turístico cultural. Para tanto fez-se uma pesquisa de campo, entrevistas semi-estruturadas as agencias de viagens e comunidade, análise SWOT dos possíveis atrativos culturais do destino. Observou-se que há viabilidade de formatação de produtos adequando as expectativas da demanda a fim de valorizar os elementos locais através de experiências memoráveis.Editus2015-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/265CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 5 n. 1 (2011); 03 - 181982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/265/273Copyright (c) 2015 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Gândara, Jose ManoelLeão Silva, Elba KarlaDos Santos Viana, MoisesCoppieters O. de Carvalho, Renata2015-07-20T17:27:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/265Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T17:27:05Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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