O MARKETING TURÍSTICO COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU E MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Gândara, Jose Manoel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alexandre de Souza, Claudio, Castillo Lacay, Marino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/377
Resumo: Na construção da relação de troca que se estabelece nos destinos turísticos entre turista, trade e comunidade local, estes 3 grupos de atores sociais devem estar intimamente ligados no planejamento do marketing. É nesse contexto que se desenvolve a reflexão a seguir: traçar um paralelo entre as diversas formas que o planejamento do marketing turístico regional assume na região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, na fronteira trinacional. Para a análise foram utilizados como fontes o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, para o Programa de Desenvolvimento do Turismo - PRODETUR financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento -BID e o MTUR; a visão de mercado do Guia Quatro Rodas, o trabalho da Competitividade dos Destinos Turísticos, do MTUR-FGV 2010 e o Plano de Marketing Turístico do Estado do Paraná para o ano de 2011. Da análise se depreende a necessidade de utilizar o planejamento do marketing turístico como elo condutor do processo de construção de um destino. A visão de planejamento muitas vezes termina divorciando-se da visão de mercado, e, ambas do papel que exerce a comunidade no processo de construção de um turismo sustentável, daí que a aferição dos impactos na transformação do espaço pode ser divergente dos esperados. O resultado fortalece a visão de que planejamento da região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu deverá integrar o entorno da fronteira trinacional como elemento de inclusão social e cultural.
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