ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishimoto, Ellen
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020
Resumo: O presente trabalho visa discutir se, com os avanços tecnológicos e os incentivos financeiros e governamentais, a energia solar fotovoltaica permanecerá voltada a um nicho do mercado turístico. O planejamento energético, preferencialmente utilizando-se de energia limpa e renovável, gera resultados financeiros positivos. Ao mesmo tempo incitam o despertar da sociedade para uma nova abordagem sobre os recursos naturais, considerando fatores como sustentabilidade, poluição ambiental, custo social e segurança energética. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória. Envolveu uma revisão bibliográfica sobre o panorama energético mundial e brasileiro, apresentando as principais características do sistema solar fotovoltaico e o potencial brasileiro na geração de energia. Em ordem de explicitar os incentivos governamentais, foram detalhados os recentes marcos regulatórios da geração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica. A atual atratividade econômica de investir nessa área foi revelada por meio da descrição dos custos de implantação e o fomento de instituições financeiras para empresas de turismo foi exposto por meio das existentes linhas de financiamento. Destarte, demonstrou-se que o Brasil está diante de um ponto de inflexão, tendo em vista que a energia solar fotovoltaica deixou de ser voltada a um nicho de mercado. A tendência é que os sistemas de geração de energia fotovoltaica se popularizem rapidamente, com ampla difusão no território nacional, de maneira a ter seu uso massificado nas próximas décadas.
id UESC-2_794af2738f4279c0666f6d3dea59a810
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2020
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?O presente trabalho visa discutir se, com os avanços tecnológicos e os incentivos financeiros e governamentais, a energia solar fotovoltaica permanecerá voltada a um nicho do mercado turístico. O planejamento energético, preferencialmente utilizando-se de energia limpa e renovável, gera resultados financeiros positivos. Ao mesmo tempo incitam o despertar da sociedade para uma nova abordagem sobre os recursos naturais, considerando fatores como sustentabilidade, poluição ambiental, custo social e segurança energética. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória. Envolveu uma revisão bibliográfica sobre o panorama energético mundial e brasileiro, apresentando as principais características do sistema solar fotovoltaico e o potencial brasileiro na geração de energia. Em ordem de explicitar os incentivos governamentais, foram detalhados os recentes marcos regulatórios da geração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica. A atual atratividade econômica de investir nessa área foi revelada por meio da descrição dos custos de implantação e o fomento de instituições financeiras para empresas de turismo foi exposto por meio das existentes linhas de financiamento. Destarte, demonstrou-se que o Brasil está diante de um ponto de inflexão, tendo em vista que a energia solar fotovoltaica deixou de ser voltada a um nicho de mercado. A tendência é que os sistemas de geração de energia fotovoltaica se popularizem rapidamente, com ampla difusão no território nacional, de maneira a ter seu uso massificado nas próximas décadas.Editus2018-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 1481681982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020/1510Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNishimoto, EllenVarajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino2018-12-27T01:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2020Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:17:35Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
title ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
spellingShingle ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
Nishimoto, Ellen
title_short ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
title_full ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
title_fullStr ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
title_full_unstemmed ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
title_sort ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM NO BRASIL: NICHO DE MERCADO OU TENDÊNCIA À MASSIFICAÇÃO?
author Nishimoto, Ellen
author_facet Nishimoto, Ellen
Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino
author_role author
author2 Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishimoto, Ellen
Varajão, Guilherme Fortes Drummond Chicarino
description O presente trabalho visa discutir se, com os avanços tecnológicos e os incentivos financeiros e governamentais, a energia solar fotovoltaica permanecerá voltada a um nicho do mercado turístico. O planejamento energético, preferencialmente utilizando-se de energia limpa e renovável, gera resultados financeiros positivos. Ao mesmo tempo incitam o despertar da sociedade para uma nova abordagem sobre os recursos naturais, considerando fatores como sustentabilidade, poluição ambiental, custo social e segurança energética. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa exploratória. Envolveu uma revisão bibliográfica sobre o panorama energético mundial e brasileiro, apresentando as principais características do sistema solar fotovoltaico e o potencial brasileiro na geração de energia. Em ordem de explicitar os incentivos governamentais, foram detalhados os recentes marcos regulatórios da geração distribuída e o sistema de compensação de energia elétrica. A atual atratividade econômica de investir nessa área foi revelada por meio da descrição dos custos de implantação e o fomento de instituições financeiras para empresas de turismo foi exposto por meio das existentes linhas de financiamento. Destarte, demonstrou-se que o Brasil está diante de um ponto de inflexão, tendo em vista que a energia solar fotovoltaica deixou de ser voltada a um nicho de mercado. A tendência é que os sistemas de geração de energia fotovoltaica se popularizem rapidamente, com ampla difusão no território nacional, de maneira a ter seu uso massificado nas próximas décadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2020/1510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 148168
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079404699648