REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elmar Feger, José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maria de Sena Abrahão, Cinthia, Elisabeta Etges, Virgínia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564
Resumo: O artigo examina as relações entre os atores sociais vinculados ao turismo na região formada pelos municípios brasileiros dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), os quais estão sob influência dos centros turísticos Piratuba (SC) e Treze Tílias (SC). A investigação foi realizada sob a perspectiva da análise das redes sociais (ARS), orientada pela premissa de que a combinação entre a lógica competitiva e cooperativa é uma forma de mobilização para o desenvolvimento territorial, que se aplica sobre tudo ao fenómeno do turismo. A metodologia articula procedimentos de investigação qualitativa e descritiva, por meio da qual verificou-se que a densidade das relações entre os atores envolvidos com o turismo nesta região é pouco significativa e se concentrou nos agentes públicos. Destaca-se que a maior gama de relações entre os atores do setor privado se produz nos municípios onde o turismo é mais estruturado.
id UESC-2_942d9b57996f9121a9aba1ffc8ce27b5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/564
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASILO artigo examina as relações entre os atores sociais vinculados ao turismo na região formada pelos municípios brasileiros dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), os quais estão sob influência dos centros turísticos Piratuba (SC) e Treze Tílias (SC). A investigação foi realizada sob a perspectiva da análise das redes sociais (ARS), orientada pela premissa de que a combinação entre a lógica competitiva e cooperativa é uma forma de mobilização para o desenvolvimento territorial, que se aplica sobre tudo ao fenómeno do turismo. A metodologia articula procedimentos de investigação qualitativa e descritiva, por meio da qual verificou-se que a densidade das relações entre os atores envolvidos com o turismo nesta região é pouco significativa e se concentrou nos agentes públicos. Destaca-se que a maior gama de relações entre os atores do setor privado se produz nos municípios onde o turismo é mais estruturado.Editus2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 9 n. 2 (2015); 29 - 511982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564/517Elmar Feger, JoséMaria de Sena Abrahão, CinthiaElisabeta Etges, Virgíniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-06T02:26:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/564Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-10-06T02:26:45Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
title REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
spellingShingle REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
Elmar Feger, José
title_short REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
title_full REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
title_fullStr REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
title_full_unstemmed REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
title_sort REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL
author Elmar Feger, José
author_facet Elmar Feger, José
Maria de Sena Abrahão, Cinthia
Elisabeta Etges, Virgínia
author_role author
author2 Maria de Sena Abrahão, Cinthia
Elisabeta Etges, Virgínia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elmar Feger, José
Maria de Sena Abrahão, Cinthia
Elisabeta Etges, Virgínia
description O artigo examina as relações entre os atores sociais vinculados ao turismo na região formada pelos municípios brasileiros dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), os quais estão sob influência dos centros turísticos Piratuba (SC) e Treze Tílias (SC). A investigação foi realizada sob a perspectiva da análise das redes sociais (ARS), orientada pela premissa de que a combinação entre a lógica competitiva e cooperativa é uma forma de mobilização para o desenvolvimento territorial, que se aplica sobre tudo ao fenómeno do turismo. A metodologia articula procedimentos de investigação qualitativa e descritiva, por meio da qual verificou-se que a densidade das relações entre os atores envolvidos com o turismo nesta região é pouco significativa e se concentrou nos agentes públicos. Destaca-se que a maior gama de relações entre os atores do setor privado se produz nos municípios onde o turismo é mais estruturado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/564/517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 9 n. 2 (2015); 29 - 51
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079013580800