REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Mendonça, Anderson
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Reis Bomfim, Natanael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325
Resumo: O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.
id UESC-2_992df73cd021ff1ef7262c3ab430b771
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/325
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.Editus2015-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 7 n. 3 (2013); 46 - 761982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325/334Pereira Mendonça, AndersonReis Bomfim, Natanaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T18:17:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/325Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T18:17:11Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
Pereira Mendonça, Anderson
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TURISMO EM PIRAMBU (SE)
author Pereira Mendonça, Anderson
author_facet Pereira Mendonça, Anderson
Reis Bomfim, Natanael
author_role author
author2 Reis Bomfim, Natanael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Mendonça, Anderson
Reis Bomfim, Natanael
description O potencial turístico do município de Pirambu, cidade litorânea do estado de Sergipe, tem se propagado pela mídia, pelo governo e pelas agências turísticas no estado, através de seus inúmeros recursos naturais, mas que de certa forma não encontra correspondência na infra-estrutura da cidade e nem no comportamento de seus moradores, no qual um jogo de forças se estabelece entre a população, o governo e os ambientalistas do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas (TAMAR). O presente estudo objetivou compreender as Representações Sociais construídas pela comunidade local de Pirambu, acerca do lugar turístico, como forma de identificar elementos formadores de identidade sócio-territorial que podem servir de subsídios para elaboração de estratégias que orientem as práticas sociais para o desenvolvimento da atividade turística local. Nesse sentido, buscou-se o auxílio das ciências sociais, por meio das Representações Sociais, a fim de apreender o conteúdo construído acerca do Turismo em Pirambu (SE). Para tal, realizou-se uma pesquisa multimetodológica a partir da associação livre de palavras e entrevistas aplicadas em atores sociais, interpretadas através da frequência as palavras evocadas, construção de mapas cognitivos e análise de conteúdo. As estruturas apreendidas nas associações de palavras, das Representações Sociais do Turismo em Pirambu, destacam o aspecto de indissociação entre Turismo, Belezas naturais e Cultura. Tais elementos constituem a identidade do local e a partir dessa identidade que os sujeitos vão estabelecendo relações e atribuindo significados às coisas, porém apesar de os atores reconhecerem o Turismo como uma alternativa viável para o desenvolvimento, os resultados apontam para a inexistência da atividade no local.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/325/334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 7 n. 3 (2013); 46 - 76
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078938083328