ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira. |
id |
UESC-2_b34a0d9770b63bb4046f5f481564b084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/952 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODAEste artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira.Editus2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 10 n. 1 (2016); 169 - 1881982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952/902Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaret Guerra, AntônioZille Pereira, LucianoIglesias Coelho, Giovanna2017-07-07T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/952Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2017-07-07T20:26:03Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
title |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
spellingShingle |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA Claret Guerra, Antônio |
title_short |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
title_full |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
title_fullStr |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
title_full_unstemmed |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
title_sort |
ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA |
author |
Claret Guerra, Antônio |
author_facet |
Claret Guerra, Antônio Zille Pereira, Luciano Iglesias Coelho, Giovanna |
author_role |
author |
author2 |
Zille Pereira, Luciano Iglesias Coelho, Giovanna |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claret Guerra, Antônio Zille Pereira, Luciano Iglesias Coelho, Giovanna |
description |
Este artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952/902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 10 n. 1 (2016); 169 - 188 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079309279232 |