ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claret Guerra, Antônio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zille Pereira, Luciano, Iglesias Coelho, Giovanna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira.
id UESC-2_b34a0d9770b63bb4046f5f481564b084
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/952
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODAEste artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira.Editus2016-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 10 n. 1 (2016); 169 - 1881982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952/902Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaret Guerra, AntônioZille Pereira, LucianoIglesias Coelho, Giovanna2017-07-07T20:26:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/952Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2017-07-07T20:26:03Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
title ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
spellingShingle ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
Claret Guerra, Antônio
title_short ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
title_full ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
title_fullStr ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
title_full_unstemmed ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
title_sort ANALISANDO A CULTURA JUDAICA EM UMA ORGANIZAÇÃO BRASILEIRA COM ATUAÇÃO NA ÁREA DE EVENTOS DA MODA
author Claret Guerra, Antônio
author_facet Claret Guerra, Antônio
Zille Pereira, Luciano
Iglesias Coelho, Giovanna
author_role author
author2 Zille Pereira, Luciano
Iglesias Coelho, Giovanna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claret Guerra, Antônio
Zille Pereira, Luciano
Iglesias Coelho, Giovanna
description Este artigo tem como objetivo identificar como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira de prestação de serviços, na área de eventos, na contextualização da Torá na economia, visão judaica do dinheiro e negociação honesta no comércio. A pesquisa de natureza descritiva de abordagem qualitativa foi realizada por meio de estudo de caso, cujos dados foram obtidos por entrevista semiestruturada e analisada pela técnica de análise de conteúdo. O estudo possui a originalidade de ter sido realizado em uma organização que, desde 1992, tem know-how de uma das principais agências promotoras de evento do País. Foram analisados os valores culturais judaicos com base na realidade da organização, como os princípios da tolerância, cooperativismo, valorização do trabalho em grupo e respeito à individualidade. A principal questão investigada foi conhecer os heróis, ritos, rituais, mitos e tabus que contribuem para a cultura corporativa. A importância da pesquisa foi obter a compreensão de como a cultura judaica contribui para a cultura corporativa de uma organização brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/952/902
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 10 n. 1 (2016); 169 - 188
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079309279232