AS ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DO TURISMO: O CASO DO DISTRITO DE GUAIBIM, VALENÇA - BAHIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Souza Pires, Claudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/252
Resumo: Em face das contradições que a cultura popular vem enfrentando frente a globalização, emerge a necessidade de se analisar os instrumentos que as comunidades criam para a afirmação de seus elementos identitários nos dias atuais. Desta forma, propõe-se através de um estudo de caso, avaliar as diversas articulações que as comunidades utilizam para reafirmar e perpetuar sua identidade, frente ao movimento da globalização. Por conseguinte, identificar quais as estratégias de manutenção das culturas populares que, utilizando-se dos meios tecnológicos disponíveis na contemporaneidade, permitem ainda uma interface dessa cultura com o consumo de massa, com os simulacros e com a cultura do efêmero, elementos esses presentes nas propostas de desenvolvimento de comunidades turísticas como a de Guaibim. Os passos engendrados para a investigação do objeto de estudo partiu primeiro do levantamento bibliográfico, voltado a análise dos conceitos de turismo, cultura popular e desenvolvimento local. Sendo este um estudo de caso, partiu-se da observação in loco, com a utilização de técnicas qualitativas, entrevistas, direcionadas as pessoas da comunidade que estão vinculadas ao turismo. Assim, foram entrevistados gerentes de pousadas, donos de barracas, funcionários do comércio, garçons dos restaurantes, diaristas das casas de veraneios. Por fim, observou-se que a cultura popular consiste num importante vetor de desenvolvimento local, entretanto muito ainda precisa ser feito, para que essa seja uma realidade na comunidade de Guaibim.
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