DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricci, Fábio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sant’Ana, Rosangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos proprietários de oito ateliers e de turistas relativamente ao sistema turístico do Município de Santo Antônio do Pinhal, Estado de São Paulo (SP). Trata-se de pesquisa aplicada, bibliográfica, de levantamento e descritiva com abordagem quali-quantitativa. Foram selecionados 12 artesãos, para a primeira etapa do estudo, em virtude de possuírem a mesma filosofia de trabalho, ou seja, visarem o desenvolvimento do turismo sustentável. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que em referência a algumas variáveis a percepção do artesão faz correlação com a dos turistas, mas, muitas vezes não. Portanto, entende-se, conforme a literatura, que, para se desenvolver o turismo local, são necessárias estratégias, parcerias em arranjos produtivos e, principalmente, apoio do poder público.
id UESC-2_dc733c9fac6aa839040d16b37bf80f9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos proprietários de oito ateliers e de turistas relativamente ao sistema turístico do Município de Santo Antônio do Pinhal, Estado de São Paulo (SP). Trata-se de pesquisa aplicada, bibliográfica, de levantamento e descritiva com abordagem quali-quantitativa. Foram selecionados 12 artesãos, para a primeira etapa do estudo, em virtude de possuírem a mesma filosofia de trabalho, ou seja, visarem o desenvolvimento do turismo sustentável. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que em referência a algumas variáveis a percepção do artesão faz correlação com a dos turistas, mas, muitas vezes não. Portanto, entende-se, conforme a literatura, que, para se desenvolver o turismo local, são necessárias estratégias, parcerias em arranjos produtivos e, principalmente, apoio do poder público.Editus2015-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 3 n. 1 (2009)1982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244/253Ricci, FábioSant’Ana, Rosangelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-16T00:37:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/244Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-16T00:37:06Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
title DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
spellingShingle DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
Ricci, Fábio
title_short DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
title_full DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
title_fullStr DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
title_sort DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL: O ARTESANATO LOCAL COMO ALTERNATIVA NA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, SP.
author Ricci, Fábio
author_facet Ricci, Fábio
Sant’Ana, Rosangela
author_role author
author2 Sant’Ana, Rosangela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricci, Fábio
Sant’Ana, Rosangela
description Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos proprietários de oito ateliers e de turistas relativamente ao sistema turístico do Município de Santo Antônio do Pinhal, Estado de São Paulo (SP). Trata-se de pesquisa aplicada, bibliográfica, de levantamento e descritiva com abordagem quali-quantitativa. Foram selecionados 12 artesãos, para a primeira etapa do estudo, em virtude de possuírem a mesma filosofia de trabalho, ou seja, visarem o desenvolvimento do turismo sustentável. De acordo com os resultados obtidos, percebeu-se que em referência a algumas variáveis a percepção do artesão faz correlação com a dos turistas, mas, muitas vezes não. Portanto, entende-se, conforme a literatura, que, para se desenvolver o turismo local, são necessárias estratégias, parcerias em arranjos produtivos e, principalmente, apoio do poder público.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/244/253
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 3 n. 1 (2009)
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078591004672