NARRATIVES AND WINE IMAGINARY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2605 |
Resumo: | Com esse trabalho, buscamos compreender a produção de sentido presente nos discursos e narrativas míticas da criação de uma vinícola situada no Sul de Minas Gerais assim como dos dramas vividos por seu criador. A construção de uma localidade turística depende de vários fatores variados, sendo o imaginário um dos mais fundamentais. Fenômeno antropológico desconhecido da grande parte de gestores, uma destinação turística jamais é o efeito exclusivo das demandas de consumidores ou mesmo de investimentos estrategicamente planejados. Fruto de um longo processo de construção social, localidades turísticas dependem da seleção e adjetivação cuja participação de diferentes atores sociais, muitos deles anônimos, é crucial. O presente estudo, um estudo exploratório e descritivo, pode nos revelar aspectos presentes nos processos simbólicos envolvidos na construção social de localidades turísticas bem como seus desafios e potencialidades. |
id |
UESC-2_dddafab4bfefc4dc058a934a826c1378 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2605 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARYNARRATIVAS E IMAGINÁRIO DO VINHOCom esse trabalho, buscamos compreender a produção de sentido presente nos discursos e narrativas míticas da criação de uma vinícola situada no Sul de Minas Gerais assim como dos dramas vividos por seu criador. A construção de uma localidade turística depende de vários fatores variados, sendo o imaginário um dos mais fundamentais. Fenômeno antropológico desconhecido da grande parte de gestores, uma destinação turística jamais é o efeito exclusivo das demandas de consumidores ou mesmo de investimentos estrategicamente planejados. Fruto de um longo processo de construção social, localidades turísticas dependem da seleção e adjetivação cuja participação de diferentes atores sociais, muitos deles anônimos, é crucial. O presente estudo, um estudo exploratório e descritivo, pode nos revelar aspectos presentes nos processos simbólicos envolvidos na construção social de localidades turísticas bem como seus desafios e potencialidades.Editus2019-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/260510.36113/cultur.v13i1.2605CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 13 n. 1 (2019): CULTUR, ano 13 - nº 01 – Fev/2019; 6-281982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2605/1870Copyright (c) 2019 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Euler David deCoelli, Thiago2022-06-07T17:55:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2605Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2022-06-07T17:55:43Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY NARRATIVAS E IMAGINÁRIO DO VINHO |
title |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
spellingShingle |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY Siqueira, Euler David de |
title_short |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
title_full |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
title_fullStr |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
title_full_unstemmed |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
title_sort |
NARRATIVES AND WINE IMAGINARY |
author |
Siqueira, Euler David de |
author_facet |
Siqueira, Euler David de Coelli, Thiago |
author_role |
author |
author2 |
Coelli, Thiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Euler David de Coelli, Thiago |
description |
Com esse trabalho, buscamos compreender a produção de sentido presente nos discursos e narrativas míticas da criação de uma vinícola situada no Sul de Minas Gerais assim como dos dramas vividos por seu criador. A construção de uma localidade turística depende de vários fatores variados, sendo o imaginário um dos mais fundamentais. Fenômeno antropológico desconhecido da grande parte de gestores, uma destinação turística jamais é o efeito exclusivo das demandas de consumidores ou mesmo de investimentos estrategicamente planejados. Fruto de um longo processo de construção social, localidades turísticas dependem da seleção e adjetivação cuja participação de diferentes atores sociais, muitos deles anônimos, é crucial. O presente estudo, um estudo exploratório e descritivo, pode nos revelar aspectos presentes nos processos simbólicos envolvidos na construção social de localidades turísticas bem como seus desafios e potencialidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2605 10.36113/cultur.v13i1.2605 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2605 |
identifier_str_mv |
10.36113/cultur.v13i1.2605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2605/1870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 13 n. 1 (2019): CULTUR, ano 13 - nº 01 – Fev/2019; 6-28 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079429865472 |