"Entrar e sair de museus":
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3930 |
Resumo: | No presente trabalho, apresentaremos algumas crônicas e artigos de João Paraguaçu, pseudônimo do escritor, jornalista, acadêmico e político M. Paulo Filho (1890-1969), em dois periódicos brasileiros: O Imparcial (1918-1947), da Bahia, e o Correio da Manhã (1901-1974), do Rio de Janeiro. Esses textos memorialísticos narram e referenciam personalidades, práticas sociais e políticas entre as metades dos séculos 19 e 20. Relacionaremos, então, uma breve contextualização teórica, social, econômica e midiática dessas produções na história da literatura brasileira (OLINTO, 1989, 2002; SODRÉ, 1999) com parte dos argumentos utilizados por Néstor Garcia Canclini em Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade (2013 [1989]) para caracterizar o não raro processo articulatório entre setores, interesses e categorizações supostamente divergentes, mas intercambiáveis, nas práticas, eventos e políticas culturais. Propomos analisar o que é pontuado historicamente pelo antropólogo e crítico cultural argentino sobre o patrimônio a partir da análise de alguns museus da América. O ponto de vista adotado para o estudo que se apresenta é o dos aspectos memorialísticos e culturais destacados em torno dessas instituições em alguns países latino-americanos, inclusive no Brasil, em que é tema das crônicas de João Paraguaçu “No Museu Simoens da Silva”, “Museu da Cidade” e “Na Pinacoteca”. |
id |
UESC-3_1a6f8253171087b514a4c3b90994e70c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3930 |
network_acronym_str |
UESC-3 |
network_name_str |
Litterata |
repository_id_str |
|
spelling |
"Entrar e sair de museus":No presente trabalho, apresentaremos algumas crônicas e artigos de João Paraguaçu, pseudônimo do escritor, jornalista, acadêmico e político M. Paulo Filho (1890-1969), em dois periódicos brasileiros: O Imparcial (1918-1947), da Bahia, e o Correio da Manhã (1901-1974), do Rio de Janeiro. Esses textos memorialísticos narram e referenciam personalidades, práticas sociais e políticas entre as metades dos séculos 19 e 20. Relacionaremos, então, uma breve contextualização teórica, social, econômica e midiática dessas produções na história da literatura brasileira (OLINTO, 1989, 2002; SODRÉ, 1999) com parte dos argumentos utilizados por Néstor Garcia Canclini em Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade (2013 [1989]) para caracterizar o não raro processo articulatório entre setores, interesses e categorizações supostamente divergentes, mas intercambiáveis, nas práticas, eventos e políticas culturais. Propomos analisar o que é pontuado historicamente pelo antropólogo e crítico cultural argentino sobre o patrimônio a partir da análise de alguns museus da América. O ponto de vista adotado para o estudo que se apresenta é o dos aspectos memorialísticos e culturais destacados em torno dessas instituições em alguns países latino-americanos, inclusive no Brasil, em que é tema das crônicas de João Paraguaçu “No Museu Simoens da Silva”, “Museu da Cidade” e “Na Pinacoteca”.Editus2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/393010.36113/litterata.v11i2.3930Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 11 n. 2 (2023): Estudos Literários; 92-1092526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3930/2564Copyright (c) 2024 Adeítalo Manoel Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Adeítalo ManoelAlmeida, Danilo Cerqueira2024-04-30T20:05:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3930Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2024-04-30T20:05:41Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Entrar e sair de museus": |
title |
"Entrar e sair de museus": |
spellingShingle |
"Entrar e sair de museus": Pinho, Adeítalo Manoel |
title_short |
"Entrar e sair de museus": |
title_full |
"Entrar e sair de museus": |
title_fullStr |
"Entrar e sair de museus": |
title_full_unstemmed |
"Entrar e sair de museus": |
title_sort |
"Entrar e sair de museus": |
author |
Pinho, Adeítalo Manoel |
author_facet |
Pinho, Adeítalo Manoel Almeida, Danilo Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Danilo Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Adeítalo Manoel Almeida, Danilo Cerqueira |
description |
No presente trabalho, apresentaremos algumas crônicas e artigos de João Paraguaçu, pseudônimo do escritor, jornalista, acadêmico e político M. Paulo Filho (1890-1969), em dois periódicos brasileiros: O Imparcial (1918-1947), da Bahia, e o Correio da Manhã (1901-1974), do Rio de Janeiro. Esses textos memorialísticos narram e referenciam personalidades, práticas sociais e políticas entre as metades dos séculos 19 e 20. Relacionaremos, então, uma breve contextualização teórica, social, econômica e midiática dessas produções na história da literatura brasileira (OLINTO, 1989, 2002; SODRÉ, 1999) com parte dos argumentos utilizados por Néstor Garcia Canclini em Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade (2013 [1989]) para caracterizar o não raro processo articulatório entre setores, interesses e categorizações supostamente divergentes, mas intercambiáveis, nas práticas, eventos e políticas culturais. Propomos analisar o que é pontuado historicamente pelo antropólogo e crítico cultural argentino sobre o patrimônio a partir da análise de alguns museus da América. O ponto de vista adotado para o estudo que se apresenta é o dos aspectos memorialísticos e culturais destacados em torno dessas instituições em alguns países latino-americanos, inclusive no Brasil, em que é tema das crônicas de João Paraguaçu “No Museu Simoens da Silva”, “Museu da Cidade” e “Na Pinacoteca”. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3930 10.36113/litterata.v11i2.3930 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3930 |
identifier_str_mv |
10.36113/litterata.v11i2.3930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/3930/2564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Adeítalo Manoel Pinho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Adeítalo Manoel Pinho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 11 n. 2 (2023): Estudos Literários; 92-109 2526-4850 2237-0781 reponame:Litterata instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Litterata |
collection |
Litterata |
repository.name.fl_str_mv |
Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313127368982528 |