Iararana e Terras do sem fim: a violência construindo o homem sul-baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fátima Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pina, Patrícia Kátia da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/546
Resumo: O objetivo maior desta pesquisa é relacionar literatura e cultura, através dos mecanismos discursivos que viabilizam uma leitura simbólica da região cacaueira: trata-se de um estudo comparativo entre Iararana, de Sosígenes Costa, e Terras do sem fim, de Jorge Amado, a partir da análise da representação literária de formas variadas de violência, as quais sugerem a construção identitária do homem sul-baiano. O problema posto por este projeto de pesquisa é responder à seguinte questão: de que maneira os mecanismos discursivos constroem, nas narrativas abordadas, a violência como instrumento de fundação da sociedade local e como aspecto da identidade masculina sul-baiana? Parto da hipótese de que as imagens construídas nas obras analisadas colocam a violência de forma dúplice: de um lado, a violência define “positivamente” o homem desbravador; de outro, aponta para a crueldade do processo de constituição histórica, cultural e política do mundo do cacau. Este projeto se justifica, então, por abrir uma possibilidade de compreensão da identidade masculina sul-baiana, aquela literariamente construída, buscando entender a linguagem narrativa utilizada pelos autores escolhidos, na recriação das formas de violência que possibilitaram as conquistas e, por conseguinte, o poderio na região. A importância da implementação desta proposta reside exatamente na ideia de se pesquisar a literatura em suas relações transitivas com a cultura local. Para tanto, estão sendo estudados teóricos como Bakhtin, Rui Facó, José Paulo Paes, Walter Boechat, Stuart Hall, Flávio Gikovate, Gilfrancisco, entre outros.
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