Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria da Conceição Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matos da Silva, Wallace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104
Resumo: O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem.
id UESC-3_972b32ec540b3c24bc8e219a50fc20a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1104
network_acronym_str UESC-3
network_name_str Litterata
repository_id_str
spelling Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeitoO artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem.Editus2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 5 n. 2 (2015): João Ubaldo Ribeiro; 66-722526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104/991Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria da Conceição PinheiroMatos da Silva, Wallace2017-10-26T20:25:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1104Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:25:27Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
title Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
spellingShingle Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
Araújo, Maria da Conceição Pinheiro
title_short Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
title_full Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
title_fullStr Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
title_full_unstemmed Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
title_sort Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
author Araújo, Maria da Conceição Pinheiro
author_facet Araújo, Maria da Conceição Pinheiro
Matos da Silva, Wallace
author_role author
author2 Matos da Silva, Wallace
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria da Conceição Pinheiro
Matos da Silva, Wallace
description O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104
url http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104/991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 5 n. 2 (2015): João Ubaldo Ribeiro; 66-72
2526-4850
2237-0781
reponame:Litterata
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Litterata
collection Litterata
repository.name.fl_str_mv Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313128055799808