Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104 |
Resumo: | O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem. |
id |
UESC-3_972b32ec540b3c24bc8e219a50fc20a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1104 |
network_acronym_str |
UESC-3 |
network_name_str |
Litterata |
repository_id_str |
|
spelling |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeitoO artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem.Editus2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 5 n. 2 (2015): João Ubaldo Ribeiro; 66-722526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104/991Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria da Conceição PinheiroMatos da Silva, Wallace2017-10-26T20:25:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1104Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:25:27Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
title |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
spellingShingle |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito Araújo, Maria da Conceição Pinheiro |
title_short |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
title_full |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
title_fullStr |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
title_full_unstemmed |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
title_sort |
Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito |
author |
Araújo, Maria da Conceição Pinheiro |
author_facet |
Araújo, Maria da Conceição Pinheiro Matos da Silva, Wallace |
author_role |
author |
author2 |
Matos da Silva, Wallace |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Maria da Conceição Pinheiro Matos da Silva, Wallace |
description |
O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1104/991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria da Conceição Pinheiro Araújo, Wallace Matos da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 5 n. 2 (2015): João Ubaldo Ribeiro; 66-72 2526-4850 2237-0781 reponame:Litterata instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Litterata |
collection |
Litterata |
repository.name.fl_str_mv |
Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798313128055799808 |