A metonímia do caos contemporâneo em Arte de produzir efeito sem causa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1007 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a obra A Arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli, enfatizando os modos como o autor constrói, esteticamente, uma imagem do caos presente na vida do sujeito contemporâneo. Foi realizada uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica, acerca de teorias da mimesis e de especificidades da representação no romance contemporâneo; de que forma se estabelece, na produção literária, a relação disso com o extra estético, com o contexto real da literatura. Do mesmo modo, foram elaboradas análises da mimesis construída ao longo da narrativa e das técnicas narrativas e imagéticas que o autor utiliza em sua construção; dos efeitos da criação de uma representação da desordem cotidiana das personagens da trama na totalidade da obra e de como corroboram a construção do sentido do romance e da metonímia do caos na contemporaneidade. A partir disso, é possível afirmar, de modo resumido, que a obra literária em questão, através de métodos inovadores, processos intersemióticos, com linhas tênues entre elementos ficcionais e reais, com figuras e recursos linguísticos originais, constrói uma peculiar imagem do que se presencia cotidianamente na sociedade contemporânea repleta de sujeitos e situações fragmentados e caóticos. |
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A metonímia do caos contemporâneo em Arte de produzir efeito sem causaEste artigo objetiva analisar a obra A Arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli, enfatizando os modos como o autor constrói, esteticamente, uma imagem do caos presente na vida do sujeito contemporâneo. Foi realizada uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica, acerca de teorias da mimesis e de especificidades da representação no romance contemporâneo; de que forma se estabelece, na produção literária, a relação disso com o extra estético, com o contexto real da literatura. Do mesmo modo, foram elaboradas análises da mimesis construída ao longo da narrativa e das técnicas narrativas e imagéticas que o autor utiliza em sua construção; dos efeitos da criação de uma representação da desordem cotidiana das personagens da trama na totalidade da obra e de como corroboram a construção do sentido do romance e da metonímia do caos na contemporaneidade. A partir disso, é possível afirmar, de modo resumido, que a obra literária em questão, através de métodos inovadores, processos intersemióticos, com linhas tênues entre elementos ficcionais e reais, com figuras e recursos linguísticos originais, constrói uma peculiar imagem do que se presencia cotidianamente na sociedade contemporânea repleta de sujeitos e situações fragmentados e caóticos.Editus2016-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1007Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 5 n. 1 (2015): Literatura brasileira nos séculos XX e XXI; 111-1192526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1007/912Copyright (c) 2016 Cristiane de Oliveira Antunes, Rosani Ketzer Umbach, Simone Xavier Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Antunes, Cristiane deKetzer Umbach, RosaniXavier Moreira, Simone2017-10-26T20:27:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1007Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:27:12Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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Este artigo objetiva analisar a obra A Arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli, enfatizando os modos como o autor constrói, esteticamente, uma imagem do caos presente na vida do sujeito contemporâneo. Foi realizada uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica, acerca de teorias da mimesis e de especificidades da representação no romance contemporâneo; de que forma se estabelece, na produção literária, a relação disso com o extra estético, com o contexto real da literatura. Do mesmo modo, foram elaboradas análises da mimesis construída ao longo da narrativa e das técnicas narrativas e imagéticas que o autor utiliza em sua construção; dos efeitos da criação de uma representação da desordem cotidiana das personagens da trama na totalidade da obra e de como corroboram a construção do sentido do romance e da metonímia do caos na contemporaneidade. A partir disso, é possível afirmar, de modo resumido, que a obra literária em questão, através de métodos inovadores, processos intersemióticos, com linhas tênues entre elementos ficcionais e reais, com figuras e recursos linguísticos originais, constrói uma peculiar imagem do que se presencia cotidianamente na sociedade contemporânea repleta de sujeitos e situações fragmentados e caóticos. |
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