OS LABIRINTOS INEVITÁVEIS DE JOSÉ SARAMAGO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2433 |
Resumo: | Este artigo busca apresentar uma leitura do Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago, que dialoga com a releitura borgeana do mito do Minotauro. Publicado pela primeira vez em 1977, o primeiro romance de Saramago elabora já algumas das questões que serão recorrentes na sua obra a partir da publicação de um dos seus romances "clássicos", Levantado do Chão (1980). Interessaram a este artigo, principalmente, os debates empreendidos pelas relações entre o eu e a obra e arte e a memória e a História. Assim, a partir da leitura do romance, pretendeu-se investigar os labirintos metafóricos evocados pela narrativa e, dessa forma, discutir as reflexões empreendidas pelo narrador-personagem sobre a obra de arte, a sua produção e a sua relação com a matéria histórica. Com base nessa investigação, compreendeu-se que, embora a "marca" dos romances de Saramago seja uma ubversão do discurso histórico, em Manual de Pintura e Caligrafia se pretendeu, antes, uma análise do discurso artístico e das suas influências na elaboração de uma nova História. Palavras-chave: Manual de Pintura e Caligrafia; José Saramago; Labirinto. |
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OS LABIRINTOS INEVITÁVEIS DE JOSÉ SARAMAGOEste artigo busca apresentar uma leitura do Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago, que dialoga com a releitura borgeana do mito do Minotauro. Publicado pela primeira vez em 1977, o primeiro romance de Saramago elabora já algumas das questões que serão recorrentes na sua obra a partir da publicação de um dos seus romances "clássicos", Levantado do Chão (1980). Interessaram a este artigo, principalmente, os debates empreendidos pelas relações entre o eu e a obra e arte e a memória e a História. Assim, a partir da leitura do romance, pretendeu-se investigar os labirintos metafóricos evocados pela narrativa e, dessa forma, discutir as reflexões empreendidas pelo narrador-personagem sobre a obra de arte, a sua produção e a sua relação com a matéria histórica. Com base nessa investigação, compreendeu-se que, embora a "marca" dos romances de Saramago seja uma ubversão do discurso histórico, em Manual de Pintura e Caligrafia se pretendeu, antes, uma análise do discurso artístico e das suas influências na elaboração de uma nova História. Palavras-chave: Manual de Pintura e Caligrafia; José Saramago; Labirinto.Editus2020-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2433Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 9 n. 2 (2019); 89-1032526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2433/1896Copyright (c) 2019 Amanda Tracerainfo:eu-repo/semantics/openAccessTracera, Amanda2020-04-22T17:40:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2433Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2020-04-22T17:40:05Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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Este artigo busca apresentar uma leitura do Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago, que dialoga com a releitura borgeana do mito do Minotauro. Publicado pela primeira vez em 1977, o primeiro romance de Saramago elabora já algumas das questões que serão recorrentes na sua obra a partir da publicação de um dos seus romances "clássicos", Levantado do Chão (1980). Interessaram a este artigo, principalmente, os debates empreendidos pelas relações entre o eu e a obra e arte e a memória e a História. Assim, a partir da leitura do romance, pretendeu-se investigar os labirintos metafóricos evocados pela narrativa e, dessa forma, discutir as reflexões empreendidas pelo narrador-personagem sobre a obra de arte, a sua produção e a sua relação com a matéria histórica. Com base nessa investigação, compreendeu-se que, embora a "marca" dos romances de Saramago seja uma ubversão do discurso histórico, em Manual de Pintura e Caligrafia se pretendeu, antes, uma análise do discurso artístico e das suas influências na elaboração de uma nova História. Palavras-chave: Manual de Pintura e Caligrafia; José Saramago; Labirinto. |
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