A literatura canônica e a voz do indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancan, Marcia Rejane Kristiuk
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Litterata
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395
Resumo: Apresentamos parte da pesquisa da minha tese de doutorado que investiga a memória e a história cultural indígenas por meio do texto literário, verificando a possibilidade e importância da abordagem dessa temática no ensino da literatura. Nesse sentido, discutimos a literatura canônica, pois trabalhamos com a obra Oré Awé roiru’a ma: todas as vezes que dissemos adeus, de Kaká Werá Jecupé (1994-2002), a fim de demonstrarmos que o indígena vem conquistando espaço no campo literário. Assim, percebeu-se que a cultura dos marginalizados, mesmo tendo enfrentado, ao longo da história, a seleção de obras literárias no conceito dos vencedores, começa a despontar, a exemplo da autoria indígena, como forma de divulgar a cultura e de representar a voz dos vencidos e não mais só dos vencedores.
id UESC-3_dd8076aef8931e7bda1c26e506a09d83
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1395
network_acronym_str UESC-3
network_name_str Litterata
repository_id_str
spelling A literatura canônica e a voz do indígenaApresentamos parte da pesquisa da minha tese de doutorado que investiga a memória e a história cultural indígenas por meio do texto literário, verificando a possibilidade e importância da abordagem dessa temática no ensino da literatura. Nesse sentido, discutimos a literatura canônica, pois trabalhamos com a obra Oré Awé roiru’a ma: todas as vezes que dissemos adeus, de Kaká Werá Jecupé (1994-2002), a fim de demonstrarmos que o indígena vem conquistando espaço no campo literário. Assim, percebeu-se que a cultura dos marginalizados, mesmo tendo enfrentado, ao longo da história, a seleção de obras literárias no conceito dos vencedores, começa a despontar, a exemplo da autoria indígena, como forma de divulgar a cultura e de representar a voz dos vencidos e não mais só dos vencedores.Editus2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 6 n. 2 (2016): Revisões do cânone; 59-702526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395/pdfCopyright (c) 2017 Marcia Rejane Kristiuk Zancaninfo:eu-repo/semantics/openAccessZancan, Marcia Rejane Kristiuk2017-10-26T20:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1395Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2017-10-26T20:21:57Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura canônica e a voz do indígena
title A literatura canônica e a voz do indígena
spellingShingle A literatura canônica e a voz do indígena
Zancan, Marcia Rejane Kristiuk
title_short A literatura canônica e a voz do indígena
title_full A literatura canônica e a voz do indígena
title_fullStr A literatura canônica e a voz do indígena
title_full_unstemmed A literatura canônica e a voz do indígena
title_sort A literatura canônica e a voz do indígena
author Zancan, Marcia Rejane Kristiuk
author_facet Zancan, Marcia Rejane Kristiuk
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancan, Marcia Rejane Kristiuk
description Apresentamos parte da pesquisa da minha tese de doutorado que investiga a memória e a história cultural indígenas por meio do texto literário, verificando a possibilidade e importância da abordagem dessa temática no ensino da literatura. Nesse sentido, discutimos a literatura canônica, pois trabalhamos com a obra Oré Awé roiru’a ma: todas as vezes que dissemos adeus, de Kaká Werá Jecupé (1994-2002), a fim de demonstrarmos que o indígena vem conquistando espaço no campo literário. Assim, percebeu-se que a cultura dos marginalizados, mesmo tendo enfrentado, ao longo da história, a seleção de obras literárias no conceito dos vencedores, começa a despontar, a exemplo da autoria indígena, como forma de divulgar a cultura e de representar a voz dos vencidos e não mais só dos vencedores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395
url http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/1395/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcia Rejane Kristiuk Zancan
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcia Rejane Kristiuk Zancan
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 6 n. 2 (2016): Revisões do cânone; 59-70
2526-4850
2237-0781
reponame:Litterata
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Litterata
collection Litterata
repository.name.fl_str_mv Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313128074674176