A OPRESSÃO CONSERVADA NO SAL DA HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Litterata |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2464 |
Resumo: | RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise da composição Escravo deSaladeiro, de autoria de Antonio Augusto Fagundes e Euclides Fagundes Filho. Essacanção foi apresentada no ano de 1981 na XI Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana,um dos mais importantes festivais do Rio Grande do Sul, Brasil. O tema da obra é aescravidão nas charqueadas e o sofrimento imposto aos negros no saladeiro, situação queera tratada - até o terceiro quarto do século XX - de forma tangencial pelo discursohistórico, muito em função de um projeto de valorização da história do gaúcho. Os versosda música que recuperam esse período de opressão possibilitam uma rememoração de umpassado distante, mas que ainda ressoa no nosso tempo, nos colocando em confronto comnossa própria formação identitária através das metáforas nas quais “o mundo está e nãoestá presente”, considerando a perspectiva de Antonio Candido. Para subsidiar nossotrabalho, também nos apoiaremos nas reflexões sobre Literatura e História propostas porSandra Jatahy Pesavento e Jacques Leenhardt, bem como em documentos históricos sobreo período da escravidão e a região das charqueadas. |
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A OPRESSÃO CONSERVADA NO SAL DA HISTÓRIARESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise da composição Escravo deSaladeiro, de autoria de Antonio Augusto Fagundes e Euclides Fagundes Filho. Essacanção foi apresentada no ano de 1981 na XI Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana,um dos mais importantes festivais do Rio Grande do Sul, Brasil. O tema da obra é aescravidão nas charqueadas e o sofrimento imposto aos negros no saladeiro, situação queera tratada - até o terceiro quarto do século XX - de forma tangencial pelo discursohistórico, muito em função de um projeto de valorização da história do gaúcho. Os versosda música que recuperam esse período de opressão possibilitam uma rememoração de umpassado distante, mas que ainda ressoa no nosso tempo, nos colocando em confronto comnossa própria formação identitária através das metáforas nas quais “o mundo está e nãoestá presente”, considerando a perspectiva de Antonio Candido. Para subsidiar nossotrabalho, também nos apoiaremos nas reflexões sobre Literatura e História propostas porSandra Jatahy Pesavento e Jacques Leenhardt, bem como em documentos históricos sobreo período da escravidão e a região das charqueadas.Editus2019-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2464Litterata: Revista do Centro de Estudos Hélio Simões; v. 9 n. 1 (2019): Regionalismo e Literatura Regional; 10-242526-48502237-0781reponame:Litteratainstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/article/view/2464/1771Copyright (c) 2019 João Luis Pereira Ouriques, Ulisses Coelho da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessOurique, João Luis PereiraSilva, Ulisses Coelho da2020-06-16T18:27:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2464Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/litterata/oai2526-48502237-0781opendoar:2020-06-16T18:27:42Litterata - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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