A personagem Infantil no conto " Partida do audaz navegante" em Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/482 |
Resumo: | O referido estudo tem como objetivo analisar a reflexão feita no conto “Partida do audaz navegante” em Primeiras Estórias (1962), de João Guimarães Rosa, sobre a relação infância e fazer poético, associando à forma como a personagem se apresenta na narrativa, buscando perceber como a relação entre infância e poesia, instaurada pelo jogo de linguagem empreendida pelo autor, pode evidenciar a sua concepção de arte. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter exploratório, e para abordar a poética rosiana, contou-se com as contribuições teóricas de Brait (1985) e Candido (1972), com os estudos sobre a personagem, bem como Levy (2011), Paulo Rónai (2005), Huizinga (2014), além de contar com a extensa crítica de Guimarães Rosa. A análise destacou a forte presença do foco infantil na obra rosiana, através do jogo instaurado na própria materialidade do espaço literário e como a personagem infantil, com sua existência lúdica, em seus jogos, pode tornar-se signo/linguagem. Nessa perspectiva, percebeu-se a importância da perspectiva da infância na poética de Guimarães Rosa. Palavras-chave: Guimarães Rosa; infância; jogo de linguagem. |
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A personagem Infantil no conto " Partida do audaz navegante" em Primeiras estórias, de João Guimarães RosaO referido estudo tem como objetivo analisar a reflexão feita no conto “Partida do audaz navegante” em Primeiras Estórias (1962), de João Guimarães Rosa, sobre a relação infância e fazer poético, associando à forma como a personagem se apresenta na narrativa, buscando perceber como a relação entre infância e poesia, instaurada pelo jogo de linguagem empreendida pelo autor, pode evidenciar a sua concepção de arte. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter exploratório, e para abordar a poética rosiana, contou-se com as contribuições teóricas de Brait (1985) e Candido (1972), com os estudos sobre a personagem, bem como Levy (2011), Paulo Rónai (2005), Huizinga (2014), além de contar com a extensa crítica de Guimarães Rosa. A análise destacou a forte presença do foco infantil na obra rosiana, através do jogo instaurado na própria materialidade do espaço literário e como a personagem infantil, com sua existência lúdica, em seus jogos, pode tornar-se signo/linguagem. Nessa perspectiva, percebeu-se a importância da perspectiva da infância na poética de Guimarães Rosa. Palavras-chave: Guimarães Rosa; infância; jogo de linguagem.EDUESPI2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos parestextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/482LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 02 (2021): Literatura e Cultura2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/482/258Copyright (c) 2023 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Magalhães, Valéria RibeiroBuenos Aires de Carvalho, Diógenes2023-03-05T00:15:33Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/482Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2023-03-05T00:15:33Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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