As várias faces de Dorian Gray

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes de Oliveira, Juliana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jacobsen de Oliveira, Amanda Laís, Peres Alós, Anselmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/188
Resumo: Neste trabalho buscamos analisar como se dá a relação entre a literatura e a pintura no romance O retrato de Dorian Gray (1993), do escritor Oscar Wilde. A partir da leitura e análise da obra, observamos o modo como o autor utiliza-se da linguagem para expor essas duas artes, sem que uma fique em um plano mais elevado que a outra, mas sim tratando as duas como forma de expressão artística do mesmo nível, apesar das suas diferenças. Além disso, percebemos que o autor aborda o modo como a sociedade constrói e aplica seus ideais estéticos através das discussões e reflexões dos personagens. Wilde nos revela os mais variados desejos e experiências que o ser humano pode ter e as consequências ou marcas que a realização desses pode deixar em nossas vidas ou alma. Como principais teorias norteadoras, utilizamos as perspectivas de Camile Paglia (1992), sobre a beleza destruidora de Dorian, e de Sânderson R. de Mello (2010) e de Aguinaldo J. Gonçalves (2011) para discutir sobre Ut Pictura Poesis e a relação entre literatura e pintura.
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