DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Margareth Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22
Resumo: O objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura.
id UESPI-1_69399d3b039ed5485259aabc055585a9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/22
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃOO objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22/5Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Margareth Andrade2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/22Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
title DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
spellingShingle DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
Morais, Margareth Andrade
title_short DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
title_full DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
title_fullStr DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
title_full_unstemmed DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
title_sort DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
author Morais, Margareth Andrade
author_facet Morais, Margareth Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Margareth Andrade
description O objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22/5
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401874055168