DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura. |
id |
UESPI-1_69399d3b039ed5485259aabc055585a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/22 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃOO objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22/5Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Margareth Andrade2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/22Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
title |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
spellingShingle |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO Morais, Margareth Andrade |
title_short |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
title_full |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
title_fullStr |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
title_sort |
DESVENDANDO AS TRILHAS DO TEXTO: UMA ABORDAGEM SOBRE O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DA REFERENCIAÇÃO |
author |
Morais, Margareth Andrade |
author_facet |
Morais, Margareth Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Margareth Andrade |
description |
O objetivo deste trabalho é, a partir de um breve panorama dos estudossobre referenciação, mostrar como esses conhecimentos podem ser utilizados nasaulas de língua portuguesa, colaborando, principalmente, com o ensino da leitura.Segundo os estudos atuais em Linguística de Texto, conforme apontam Mondada eDubois (2003), Cavalcante (2011) e Cavalcante e Santos (2014), a referenciação é umprocesso sociocognitivo de construção de sentidos, o que permite a associação entreesse fenômeno e a atividade de leitura. A fim de colaborar com o ensino de leitura, háa análise de um gênero textual pouco utilizado na escola, a notícia esportiva, que versasobre resultados de partidas de futebol. A proposta de análise desse gênero destacacomo no texto se constituem cadeias referenciais, recategorizações e encapsulamentos,demonstrando como esses elementos podem servir como “pistas” no ato da leitura. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/22/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401874055168 |