Paradigmas revisitados em Mika, de Elsa Osorio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/275 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos, à luz da teoria feminista e do diálogo entre literatura e história, o romance Mika, da escritora argentina Elsa Osorio. A autora dedicou cerca de vinte e cinco anos de pesquisa a fim de reunir relatos, cartas, testemunhos, fotos e histórias que pudessem recontar a vida de Micaela Feldman de Etchebéhère. Ao final, Osorio oferece uma obra literária que pode ser analisada por diferentes aspectos. A história permite compreender como se davam as relações de gênero em meados do século XX, os debates sobre os espaços públicos e privados e as relações identitárias entre homens e mulheres, temas caros à crítica literária feminista atual. Também é possível compreender a relação entre história e literatura e, dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, podemos investigar o descortinamento de uma personalidade invisibilizada pela narrativa histórica. BOURDIEU (2011); BEAUVOIR (1970); HALL (2000); SCHMIDT (2000) e ZINANI (2006) são os principais estudiosos com os quais a presente análise estabelece diálogo. |
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Paradigmas revisitados em Mika, de Elsa OsorioNeste artigo, analisamos, à luz da teoria feminista e do diálogo entre literatura e história, o romance Mika, da escritora argentina Elsa Osorio. A autora dedicou cerca de vinte e cinco anos de pesquisa a fim de reunir relatos, cartas, testemunhos, fotos e histórias que pudessem recontar a vida de Micaela Feldman de Etchebéhère. Ao final, Osorio oferece uma obra literária que pode ser analisada por diferentes aspectos. A história permite compreender como se davam as relações de gênero em meados do século XX, os debates sobre os espaços públicos e privados e as relações identitárias entre homens e mulheres, temas caros à crítica literária feminista atual. Também é possível compreender a relação entre história e literatura e, dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, podemos investigar o descortinamento de uma personalidade invisibilizada pela narrativa histórica. BOURDIEU (2011); BEAUVOIR (1970); HALL (2000); SCHMIDT (2000) e ZINANI (2006) são os principais estudiosos com os quais a presente análise estabelece diálogo.EDUESPI2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/275LETRAS EM REVISTA; v. 10 n. 2 (2019): A literatura e outros saberes2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/275/139Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessProfessor, Juciano RochaPinheiro, Alexandra Santos2020-04-29T13:24:02Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/275Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-04-29T13:24:02Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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Neste artigo, analisamos, à luz da teoria feminista e do diálogo entre literatura e história, o romance Mika, da escritora argentina Elsa Osorio. A autora dedicou cerca de vinte e cinco anos de pesquisa a fim de reunir relatos, cartas, testemunhos, fotos e histórias que pudessem recontar a vida de Micaela Feldman de Etchebéhère. Ao final, Osorio oferece uma obra literária que pode ser analisada por diferentes aspectos. A história permite compreender como se davam as relações de gênero em meados do século XX, os debates sobre os espaços públicos e privados e as relações identitárias entre homens e mulheres, temas caros à crítica literária feminista atual. Também é possível compreender a relação entre história e literatura e, dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, podemos investigar o descortinamento de uma personalidade invisibilizada pela narrativa histórica. BOURDIEU (2011); BEAUVOIR (1970); HALL (2000); SCHMIDT (2000) e ZINANI (2006) são os principais estudiosos com os quais a presente análise estabelece diálogo. |
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