ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454 |
Resumo: | O resumo acadêmico é um gênero comumente estudado em conexão com o ensino superior e a pós-graduação, porém também constitui uma prática comunicativa em projetos de iniciação científica no ensino médio (IC-EM), quando o estudante precisa produzi-lo como parte do relatório final da pesquisa realizada. Considerando a necessidade de compreender a prática de escrita de gêneros acadêmicos na educação básica, o objetivo deste estudo foi investigar a organização retórica do resumo acadêmico, incluindo as estratégias de flexibilização e ciclicidade na distribuição das informações ao longo do texto. O estudo fundamentou-se na abordagem de análise de gêneros e análise de movimentos de Swales (1990) e no modelo de organização retórica de resumos proposto por Biasi-Rodrigues (1998). Foi examinado um corpus de 10 resumos publicados nos anais de um evento de IC-EM nos anos de 2017 e 2019. Os resultados das análises indicam que o resumo na iniciação científica do ensino médio apresenta traços característicos de outras modalidades de resumo acadêmico, mas também exibe marcas singulares decorrentes da especificidade de seus propósitos comunicativos. |
id |
UESPI-1_8d2e74c84be2392503d93e7260f4d64a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/454 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIOO resumo acadêmico é um gênero comumente estudado em conexão com o ensino superior e a pós-graduação, porém também constitui uma prática comunicativa em projetos de iniciação científica no ensino médio (IC-EM), quando o estudante precisa produzi-lo como parte do relatório final da pesquisa realizada. Considerando a necessidade de compreender a prática de escrita de gêneros acadêmicos na educação básica, o objetivo deste estudo foi investigar a organização retórica do resumo acadêmico, incluindo as estratégias de flexibilização e ciclicidade na distribuição das informações ao longo do texto. O estudo fundamentou-se na abordagem de análise de gêneros e análise de movimentos de Swales (1990) e no modelo de organização retórica de resumos proposto por Biasi-Rodrigues (1998). Foi examinado um corpus de 10 resumos publicados nos anais de um evento de IC-EM nos anos de 2017 e 2019. Os resultados das análises indicam que o resumo na iniciação científica do ensino médio apresenta traços característicos de outras modalidades de resumo acadêmico, mas também exibe marcas singulares decorrentes da especificidade de seus propósitos comunicativos.EDUESPI2022-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454/201Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGóis, Karla Epiphania Lins deBezerra, Benedito Gomes2022-04-08T17:47:14Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/454Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2022-04-08T17:47:14Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
title |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO Góis, Karla Epiphania Lins de |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO RESUMO ACADÊMICO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO |
author |
Góis, Karla Epiphania Lins de |
author_facet |
Góis, Karla Epiphania Lins de Bezerra, Benedito Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra, Benedito Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Karla Epiphania Lins de Bezerra, Benedito Gomes |
description |
O resumo acadêmico é um gênero comumente estudado em conexão com o ensino superior e a pós-graduação, porém também constitui uma prática comunicativa em projetos de iniciação científica no ensino médio (IC-EM), quando o estudante precisa produzi-lo como parte do relatório final da pesquisa realizada. Considerando a necessidade de compreender a prática de escrita de gêneros acadêmicos na educação básica, o objetivo deste estudo foi investigar a organização retórica do resumo acadêmico, incluindo as estratégias de flexibilização e ciclicidade na distribuição das informações ao longo do texto. O estudo fundamentou-se na abordagem de análise de gêneros e análise de movimentos de Swales (1990) e no modelo de organização retórica de resumos proposto por Biasi-Rodrigues (1998). Foi examinado um corpus de 10 resumos publicados nos anais de um evento de IC-EM nos anos de 2017 e 2019. Os resultados das análises indicam que o resumo na iniciação científica do ensino médio apresenta traços característicos de outras modalidades de resumo acadêmico, mas também exibe marcas singulares decorrentes da especificidade de seus propósitos comunicativos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/454/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401287901184 |