OBSERVAÇÕES SEMÂNTICAS SOBRE O ESTUDO DA CRASE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/37 |
Resumo: | Comumente, não encontramos na tradição gramatical explicações sobre ofenômeno da Crase que levem em conta o nível semântico de análise linguística. Nestetrabalho, defendemos que o nível semântico é extremamente relevante para a compreensão eabordagem escolar da Crase. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever o fenômenoda crase no português brasileiro (PB) a partir do nível semântico de análise linguística. Paratanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de cunho qualitativoutilizando como fundamento teórico os trabalhos de Müller, Paraguassu-Martins e Taveira daCruz, alinhados à Semântica Formal, além das ideias de Ferrarezi Junior, Perini e Travagliasobre o ensino de gramática. Concluímos que o estudo da Crase, e de modo mais amplo oensino de língua portuguesa, não pode prescindir do nível semântico de análise linguística,sob pena de reduzir a complexidade e precisão das análises linguísticas e, principalmente, detornar-se um obstáculo ao envolvimento dos alunos com a reflexão de sua própria língua. |
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OBSERVAÇÕES SEMÂNTICAS SOBRE O ESTUDO DA CRASE NO PORTUGUÊS BRASILEIROComumente, não encontramos na tradição gramatical explicações sobre ofenômeno da Crase que levem em conta o nível semântico de análise linguística. Nestetrabalho, defendemos que o nível semântico é extremamente relevante para a compreensão eabordagem escolar da Crase. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever o fenômenoda crase no português brasileiro (PB) a partir do nível semântico de análise linguística. Paratanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de cunho qualitativoutilizando como fundamento teórico os trabalhos de Müller, Paraguassu-Martins e Taveira daCruz, alinhados à Semântica Formal, além das ideias de Ferrarezi Junior, Perini e Travagliasobre o ensino de gramática. Concluímos que o estudo da Crase, e de modo mais amplo oensino de língua portuguesa, não pode prescindir do nível semântico de análise linguística,sob pena de reduzir a complexidade e precisão das análises linguísticas e, principalmente, detornar-se um obstáculo ao envolvimento dos alunos com a reflexão de sua própria língua.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/37LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/37/20Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessParaguassú, NizeBorges, Rivanildo da Silva2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/37Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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