Do territorial ao epíteto: transfigurações e identidade na obra Jesusalém, de Mia Couto
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/278 |
Resumo: | Este trabalho centra-se na tentativa de realizar uma análise crítica acerca da construção da identidade cultural na obra Jesusalém (2009), de Mia Couto, tendo como base de sustentação o aporte teórico de autores como Stuart Hall (2003); Zygmun Bauman (2005); Homi Bhabha (2005) e estudiosos afins. Na obra referida, o autor, ao focalizar questões negligenciadas pela ação colonizadora, faz um mergulho na memória do povo africano ao compor suas narrativas ambivalentes constituídas de passado e futuro, utopias e pesadelos, esquecimentos e lembranças, luzes e trevas, tão bem representadas por uma imaginação demasiado fértil e materializadas numa recriação linguística que anseia pela construção da identidade perdida (africana e moçambicana). Nesse itinerário analítico, os personagens da obra, que, representados por distintas gerações e que buscam a afirmação de suas identidades, a fim de agregar diversidades culturais e reforçar a consciência nacionalista, servem como designíos de investigação. |
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Do territorial ao epíteto: transfigurações e identidade na obra Jesusalém, de Mia CoutoEste trabalho centra-se na tentativa de realizar uma análise crítica acerca da construção da identidade cultural na obra Jesusalém (2009), de Mia Couto, tendo como base de sustentação o aporte teórico de autores como Stuart Hall (2003); Zygmun Bauman (2005); Homi Bhabha (2005) e estudiosos afins. Na obra referida, o autor, ao focalizar questões negligenciadas pela ação colonizadora, faz um mergulho na memória do povo africano ao compor suas narrativas ambivalentes constituídas de passado e futuro, utopias e pesadelos, esquecimentos e lembranças, luzes e trevas, tão bem representadas por uma imaginação demasiado fértil e materializadas numa recriação linguística que anseia pela construção da identidade perdida (africana e moçambicana). Nesse itinerário analítico, os personagens da obra, que, representados por distintas gerações e que buscam a afirmação de suas identidades, a fim de agregar diversidades culturais e reforçar a consciência nacionalista, servem como designíos de investigação.EDUESPI2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/278LETRAS EM REVISTA; v. 10 n. 2 (2019): A literatura e outros saberes2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/278/135Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Carvalho, KeilianeAssis, Emanoel Cesar Pires de2020-04-29T13:24:02Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/278Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-04-29T13:24:02Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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