POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Barbosa Gomes, Celina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166
Resumo:  A fruição estética expressa por meio da literatura encontrou na poesia, segundo Neitzel (2006), uma signifcativa forma de manifestação. Por sua vez, o poema tradicional – caracterizado, na concepção de M. Cavalcanti Proença em Ritmo e Poesia (1955), como poema metrifcado, baseado na métrica latina da quantidade silábica – parece ter se estabelecido como forma poética mais convencional, não obstante diferentes confgurações pelas quais se manifestam o fazer poético – confgurações que, segundo Friedrich (1978), caracterizam-se, desde a lírica moderna do séc. XX, de forma enigmática, obscura, revelando um caráter de dissonância entre forma e sentido, uma prática de experimentação. Com o passar dos anos, o conceito de poesia e, consequentemente, o de poema, passou, portanto, por uma série de ressignifcações, justifcadas por mudanças históricas e estéticas, advindas das transformações sociais e econômicas. Com isso, deu-se a chamada poesia ou lírica moderna, apresentando feições plurais, como a da poesia digital. Este trabalho apresenta uma análise do texto Poema_PROGRAMAÇÃO, de Celina Gomes, como exemplo desse tipo de produção e, sobretudo, como tradução da experiência estética suscitada por um momento histórico que causou diferentes discussões no país, no ano de 2016, a saber, a ocasião dos debates sobre a reforma do ensino médio. A presente abordagem contempla a forma de produção da obra e a maneira como o conceito de poesia “se realiza” pela execução do poema/programa, validando diferentes interpretações sob o mote reflexivo da reforma do ensino médio. As relações entre o espaço real e virtual na contemporaneidade também são mencionadas, bem como a forma como elas colaboram para o amálgama entre tecnologia e literatura.
id UESPI-1_de46cd7fd112f3aa9e667b1f44d83632
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/166
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL A fruição estética expressa por meio da literatura encontrou na poesia, segundo Neitzel (2006), uma signifcativa forma de manifestação. Por sua vez, o poema tradicional – caracterizado, na concepção de M. Cavalcanti Proença em Ritmo e Poesia (1955), como poema metrifcado, baseado na métrica latina da quantidade silábica – parece ter se estabelecido como forma poética mais convencional, não obstante diferentes confgurações pelas quais se manifestam o fazer poético – confgurações que, segundo Friedrich (1978), caracterizam-se, desde a lírica moderna do séc. XX, de forma enigmática, obscura, revelando um caráter de dissonância entre forma e sentido, uma prática de experimentação. Com o passar dos anos, o conceito de poesia e, consequentemente, o de poema, passou, portanto, por uma série de ressignifcações, justifcadas por mudanças históricas e estéticas, advindas das transformações sociais e econômicas. Com isso, deu-se a chamada poesia ou lírica moderna, apresentando feições plurais, como a da poesia digital. Este trabalho apresenta uma análise do texto Poema_PROGRAMAÇÃO, de Celina Gomes, como exemplo desse tipo de produção e, sobretudo, como tradução da experiência estética suscitada por um momento histórico que causou diferentes discussões no país, no ano de 2016, a saber, a ocasião dos debates sobre a reforma do ensino médio. A presente abordagem contempla a forma de produção da obra e a maneira como o conceito de poesia “se realiza” pela execução do poema/programa, validando diferentes interpretações sob o mote reflexivo da reforma do ensino médio. As relações entre o espaço real e virtual na contemporaneidade também são mencionadas, bem como a forma como elas colaboram para o amálgama entre tecnologia e literatura.EDUESPI2018-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166/45Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Barbosa Gomes, Celina2018-07-26T00:40:33Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/166Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2018-07-26T00:40:33Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
title POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
spellingShingle POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
de Oliveira Barbosa Gomes, Celina
title_short POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
title_full POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
title_fullStr POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
title_full_unstemmed POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
title_sort POEMA_PROGRAMAÇÃO, DE CELINA GOMES: EXEMPLO DA TRADUÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PELA DIGITAL NA CONTEMPORANEIDADE VIRTUAL
author de Oliveira Barbosa Gomes, Celina
author_facet de Oliveira Barbosa Gomes, Celina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Barbosa Gomes, Celina
description  A fruição estética expressa por meio da literatura encontrou na poesia, segundo Neitzel (2006), uma signifcativa forma de manifestação. Por sua vez, o poema tradicional – caracterizado, na concepção de M. Cavalcanti Proença em Ritmo e Poesia (1955), como poema metrifcado, baseado na métrica latina da quantidade silábica – parece ter se estabelecido como forma poética mais convencional, não obstante diferentes confgurações pelas quais se manifestam o fazer poético – confgurações que, segundo Friedrich (1978), caracterizam-se, desde a lírica moderna do séc. XX, de forma enigmática, obscura, revelando um caráter de dissonância entre forma e sentido, uma prática de experimentação. Com o passar dos anos, o conceito de poesia e, consequentemente, o de poema, passou, portanto, por uma série de ressignifcações, justifcadas por mudanças históricas e estéticas, advindas das transformações sociais e econômicas. Com isso, deu-se a chamada poesia ou lírica moderna, apresentando feições plurais, como a da poesia digital. Este trabalho apresenta uma análise do texto Poema_PROGRAMAÇÃO, de Celina Gomes, como exemplo desse tipo de produção e, sobretudo, como tradução da experiência estética suscitada por um momento histórico que causou diferentes discussões no país, no ano de 2016, a saber, a ocasião dos debates sobre a reforma do ensino médio. A presente abordagem contempla a forma de produção da obra e a maneira como o conceito de poesia “se realiza” pela execução do poema/programa, validando diferentes interpretações sob o mote reflexivo da reforma do ensino médio. As relações entre o espaço real e virtual na contemporaneidade também são mencionadas, bem como a forma como elas colaboram para o amálgama entre tecnologia e literatura.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/166/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401794363392