Encapsulating anaphore in journalistic reports: consequences of pandemic in the scenario of returning to face-to-face classes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6129 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o uso de anáforas encapsuladoras em três reportagens, selecionadas em revistas de circulação nacional e na web. São apresentados na fundamentação teórica os diferentes tipos de anáforas como recursos de referenciação no discurso e organização textual. A temática está inserida nos estudos da Linguística Textual, e tem como base teórica Koch (2004, 2005, 2009), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2003) e Apothelóz (2003). Como procedimento metodológico, aplicou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A seleção da anáfora encapsuladora, aqui representada por pronomes demonstrativos dêiticos, se caracteriza como recurso coesivo e argumentativo a ser investigado. Os estudos sobre o texto, na perspectiva da Linguística Textual, contribuem para o ensino da língua materna, e, por consequência, para professores e também àqueles que têm interesse nos processos de construção da tessitura textual discursiva. |
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Encapsulating anaphore in journalistic reports: consequences of pandemic in the scenario of returning to face-to-face classesAnáfora encapsuladora em reportagens jornalísticas: consequências da pandemia no cenário de volta às aulas presenciaisEncapsulamento anafórico. Anáfora encapsuladora. Organização textual. Recursos argumentativos.Anaphoric encapsulating. Encapsulating anaphora. Textual Organization. Argumentative Resource.Este artigo tem por objetivo analisar o uso de anáforas encapsuladoras em três reportagens, selecionadas em revistas de circulação nacional e na web. São apresentados na fundamentação teórica os diferentes tipos de anáforas como recursos de referenciação no discurso e organização textual. A temática está inserida nos estudos da Linguística Textual, e tem como base teórica Koch (2004, 2005, 2009), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2003) e Apothelóz (2003). Como procedimento metodológico, aplicou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A seleção da anáfora encapsuladora, aqui representada por pronomes demonstrativos dêiticos, se caracteriza como recurso coesivo e argumentativo a ser investigado. Os estudos sobre o texto, na perspectiva da Linguística Textual, contribuem para o ensino da língua materna, e, por consequência, para professores e também àqueles que têm interesse nos processos de construção da tessitura textual discursiva. This article aims to analyze the use of encapsulating anaphores in three reports, selected from national magazines and from the web. The different types of anaphores are presented in the theoretical foundation as reference resources in discourse and textual organization. The theme is inserted in the Textual Linguistics studies, and has as theoretical basis Koch (2004, 2005, 2009), Koch and Marcuschi (1998), Mondada and Dubois (2003), Cavalcante (2003) and Apothelóz (2003). As a methodological procedure, a bibliographical research with a qualitative approach was applied. The selection of the encapsulating anaphore, represented here by deictic demonstrative pronouns, is characterized as a cohesive and argumentative resource to be investigated. Studies about the text, from the Textual Linguistics perspective, contribute to the teaching of the mother tongue, and, consequently, to teachers and also to those who are interested in the processes of construction of the discursive textual tessitura.Nepan Editora2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/612910.29327/210932.10.1-2Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 10 n. 1 (2022): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades 2525-59241807-185610.29327/10.29327/210932.10.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6129/3731Lunardi, Giovana Reis info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T02:10:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6129Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2022-08-10T02:10:42Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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Este artigo tem por objetivo analisar o uso de anáforas encapsuladoras em três reportagens, selecionadas em revistas de circulação nacional e na web. São apresentados na fundamentação teórica os diferentes tipos de anáforas como recursos de referenciação no discurso e organização textual. A temática está inserida nos estudos da Linguística Textual, e tem como base teórica Koch (2004, 2005, 2009), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2003) e Apothelóz (2003). Como procedimento metodológico, aplicou-se pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A seleção da anáfora encapsuladora, aqui representada por pronomes demonstrativos dêiticos, se caracteriza como recurso coesivo e argumentativo a ser investigado. Os estudos sobre o texto, na perspectiva da Linguística Textual, contribuem para o ensino da língua materna, e, por consequência, para professores e também àqueles que têm interesse nos processos de construção da tessitura textual discursiva. |
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