A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renata Peres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Mariana de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
DOI: 10.29327/210932.8.1-8
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3793
Resumo: A sociedade atual tem demonstrado o avanço de ideias e valores conservadores, debate este que se torna presente no campo educacional em defesa a uma educação “neutra” e “não ideológica”. O objetivo do presente artigo é problematizar as concepções de formação presentes no campo das Políticas Educacionais, expresso pelas premissas do movimento Escola Sem Partido, através da construção do discurso midiático, utilizando como fonte os artigos jornalísticos do jornal Folha de S. Paulo. Apresenta-se como como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Theodor W. Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Quanto ao enfoque metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica. 
id UFAC-1_151639529ab3abf06dc859ab67879fd1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3793
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
spelling A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULOTeoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.A sociedade atual tem demonstrado o avanço de ideias e valores conservadores, debate este que se torna presente no campo educacional em defesa a uma educação “neutra” e “não ideológica”. O objetivo do presente artigo é problematizar as concepções de formação presentes no campo das Políticas Educacionais, expresso pelas premissas do movimento Escola Sem Partido, através da construção do discurso midiático, utilizando como fonte os artigos jornalísticos do jornal Folha de S. Paulo. Apresenta-se como como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Theodor W. Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Quanto ao enfoque metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica. Current society has shown a big support to conservative ideas and values, this debate has become present in the educational field in defense of a “neutral” and “non-ideological” education. The general objective of this article is to confront the Education concepts figuring on the Educational Policies field, shown by Escola Sem Partido movement’ assumptions, through the construction of the media’s speech, using as source the newspaper articles of Folha de S. Paulo journal. We present as bibliographical reference the critical theory of society, based on T. W. Adorno, that has the objective of an education for emancipation able to confront the domination and regression conditions present in current society in a social context of intolerance, violence and inequality. Regarding the metodological approach, it is a bibliographic, document and newspaper reasearch.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/379310.29327/210932.8.1-8Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3793/2371Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Renata Peres Pereira, Mariana de Freitas2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3793Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
title A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
spellingShingle A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Barbosa, Renata Peres
Teoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.
Barbosa, Renata Peres
Teoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.
title_short A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
title_full A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
title_fullStr A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
title_sort A FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS REFLEXOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS CONCEPÇÕES DA MÍDIA VEICULADAS PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
author Barbosa, Renata Peres
author_facet Barbosa, Renata Peres
Barbosa, Renata Peres
Pereira, Mariana de Freitas
Pereira, Mariana de Freitas
author_role author
author2 Pereira, Mariana de Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Renata Peres
Pereira, Mariana de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.
topic Teoria Crítica da Sociedade. Escola sem partido. Folha de S. Paulo.
description A sociedade atual tem demonstrado o avanço de ideias e valores conservadores, debate este que se torna presente no campo educacional em defesa a uma educação “neutra” e “não ideológica”. O objetivo do presente artigo é problematizar as concepções de formação presentes no campo das Políticas Educacionais, expresso pelas premissas do movimento Escola Sem Partido, através da construção do discurso midiático, utilizando como fonte os artigos jornalísticos do jornal Folha de S. Paulo. Apresenta-se como como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Theodor W. Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Quanto ao enfoque metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e hemerográfica. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3793
10.29327/210932.8.1-8
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3793
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3793/2371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1822180573899128833
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29327/210932.8.1-8