"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383 |
Resumo: | Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal. |
id |
UFAC-1_23bf22feb6f78d19adc1f9e7b8fe5237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5383 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school"Vamos falar sobre ele?": discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escolaDiscursosDiversidade sexualEscolaIdentidades de gêneroDiscourseSexual diversitySchoolGender Identities Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal.This study analyzes the recurrence of the subordination of gender identities and sexualities, which are made invisible by the cis-heteronormative discourse in school. It identifies elements in educational policies to counteract neoconservative discourses, such as the Escola sem Partido movement. It discusses the process of invisibility of the LGBTQIA+ and reflects on the promotion and implementation of educational proposals on sexuality and gender. The work adopts a bibliographical character, with a qualitative approach and is based on Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), and Louro (2000, 2007, 2018). Such theorists problematize the cis-heteronormative discourse as an oppressive regime for the subjects. The corpus consists of images captured from the Nova Escola magazine article and some excerpts from comments on the matter. The results demonstrate the importance of discussing issues about sexuality and gender in the social sphere, promoting the right to multiple existence, without excluding those who do not follow the model considered normal.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/538310.29327/210932.9.2-3Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383/3415Barbosa, Daniel dos Santos Lima, Sostenes Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5383Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school "Vamos falar sobre ele?": discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escola |
title |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
spellingShingle |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school Barbosa, Daniel dos Santos Discursos Diversidade sexual Escola Identidades de gênero Discourse Sexual diversity School Gender Identities |
title_short |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
title_full |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
title_fullStr |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
title_full_unstemmed |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
title_sort |
"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school |
author |
Barbosa, Daniel dos Santos |
author_facet |
Barbosa, Daniel dos Santos Lima, Sostenes Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Sostenes Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Daniel dos Santos Lima, Sostenes Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discursos Diversidade sexual Escola Identidades de gênero Discourse Sexual diversity School Gender Identities |
topic |
Discursos Diversidade sexual Escola Identidades de gênero Discourse Sexual diversity School Gender Identities |
description |
Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383 10.29327/210932.9.2-3 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.9.2-3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383/3415 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades 2525-5924 1807-1856 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329505935261696 |