"Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Sostenes, Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383
Resumo:  Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal.
id UFAC-1_23bf22feb6f78d19adc1f9e7b8fe5237
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5383
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school"Vamos falar sobre ele?": discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escolaDiscursosDiversidade sexualEscolaIdentidades de gêneroDiscourseSexual diversitySchoolGender Identities Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal.This study analyzes the recurrence of the subordination of gender identities and sexualities, which are made invisible by the cis-heteronormative discourse in school. It identifies elements in educational policies to counteract neoconservative discourses, such as the Escola sem Partido movement. It discusses the process of invisibility of the LGBTQIA+ and reflects on the promotion and implementation of educational proposals on sexuality and gender. The work adopts a bibliographical character, with a qualitative approach and is based on Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), and Louro (2000, 2007, 2018). Such theorists problematize the cis-heteronormative discourse as an oppressive regime for the subjects. The corpus consists of images captured from the Nova Escola magazine article and some excerpts from comments on the matter. The results demonstrate the importance of discussing issues about sexuality and gender in the social sphere, promoting the right to multiple existence, without excluding those who do not follow the model considered normal.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/538310.29327/210932.9.2-3Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383/3415Barbosa, Daniel dos Santos Lima, Sostenes Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5383Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
"Vamos falar sobre ele?": discursos que (des)constroem as identidades de gênero na escola
title "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
spellingShingle "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
Barbosa, Daniel dos Santos
Discursos
Diversidade sexual
Escola
Identidades de gênero
Discourse
Sexual diversity
School
Gender Identities
title_short "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
title_full "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
title_fullStr "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
title_full_unstemmed "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
title_sort "Let's talk about it?": discourses that (de)construct gender identities at school
author Barbosa, Daniel dos Santos
author_facet Barbosa, Daniel dos Santos
Lima, Sostenes
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
author_role author
author2 Lima, Sostenes
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daniel dos Santos
Lima, Sostenes
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Discursos
Diversidade sexual
Escola
Identidades de gênero
Discourse
Sexual diversity
School
Gender Identities
topic Discursos
Diversidade sexual
Escola
Identidades de gênero
Discourse
Sexual diversity
School
Gender Identities
description  Este estudo analisa a reincidência das subalternizações das identidades de gênero e sexualidades, que são invisibilizadas pelo discurso cis-heteronormativo na escola. Identifica nas políticas educacionais elementos para contrapor aos discursos neoconservadores, como o movimento Escola sem Partido. Problematiza o processo de invisibilização de LGBTQIA+ e reflete sobre a promoção e implementação de propostas educacionais em sexualidade e gênero. O trabalho adota um caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e se baseia em Butler (1990, 2003), Foucault (1988, 1996, 2014), e Louro (2000, 2007, 2018). Tais teóricos/as problematizam o discurso cis-heteronormativo como um regime opressor para os sujeitos. O corpus se constitui de imagens capturadas de reportagem da Revista Nova Escola e alguns trechos de comentários sobre a matéria. Os resultados demonstram a importância de se discutir questões sobre sexualidades e gênero no âmbito social, promovendo o direito à existência múltipla, sem exclusão de quem não segue o modelo considerado normal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383
10.29327/210932.9.2-3
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383
identifier_str_mv 10.29327/210932.9.2-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/5383/3415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505935261696