The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rollsing, Lucas Zambrano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nascimento, Maria Fernanda do, Perna, Cristina Becker Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961
Resumo: O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.
id UFAC-1_3ddecdf8d210dd9d42ce9d099d1f2b07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6961
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practicesO papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.Bakhtin circle; Discursive sphere; BNCC; Research and Study practices.O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.The article aims to question whether the concept of the Discursive Sphere approached by the Bakhtin Circle is in line with BNCC fields of action and to encourage discussions about the applicability of the concept in Portuguese language teaching as an initial step towards the acquisition of a discursive genre. The skills of the reading/listening axis of the field of study and research practices were analyzed considering the contributions of the Bakhtin Circle (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017) among others. In the analysis of the skills, it seems that there is no clear distinction of what is meant by typical activities of a discursive sphere. This aspect is somewhat neglected when analyzing the descriptive texts of the skills. They consider the contexts of production; however, they do not focus on its speakers and their activities within the sphere, thus taking the text as a finished product.Nepan Editora2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/696110.29327/266889.11.2-4Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica2525-59241807-185610.29327/266889.11.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961/4388Copyright (c) 2023 Lucas, Fernanda, Cristinahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRollsing, Lucas ZambranoNascimento, Maria Fernanda doPerna, Cristina Becker Lopes2024-01-03T00:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6961Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2024-01-03T00:06:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
O papel da esfera discursiva no ensino de língua portuguesa a partir das habilidades das práticas de estudo e pesquisa
title The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
spellingShingle The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
Rollsing, Lucas Zambrano
Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.
Bakhtin circle; Discursive sphere; BNCC; Research and Study practices.
title_short The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
title_full The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
title_fullStr The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
title_full_unstemmed The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
title_sort The role of the discursive sphere in teaching portuguese language from the skills of study and research practices
author Rollsing, Lucas Zambrano
author_facet Rollsing, Lucas Zambrano
Nascimento, Maria Fernanda do
Perna, Cristina Becker Lopes
author_role author
author2 Nascimento, Maria Fernanda do
Perna, Cristina Becker Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rollsing, Lucas Zambrano
Nascimento, Maria Fernanda do
Perna, Cristina Becker Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.
Bakhtin circle; Discursive sphere; BNCC; Research and Study practices.
topic Círculo de Bakhtin; Esfera discursiva; BNCC; Práticas de Estudo e Pesquisa.
Bakhtin circle; Discursive sphere; BNCC; Research and Study practices.
description O artigo tem por objetivos questionar se o conceito de Esfera Discursiva abordado pelo Círculo de Bakhtin coaduna com a proposta de campos de atuação da BNCC e fomentar discussões acerca da aplicabilidade do conceito no ensino de língua portuguesa como etapa inicial para a aquisição de um gênero discursivo. Analisaram as habilidades do eixo de leitura/escuta do campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa à luz das contribuições do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2006, 2016, 2017; Volóchinov, 2017, 2019) entre outros autores. Na análise das habilidades propostas, parece não haver uma distinção clara daquilo que se entende por atividades típicas de uma esfera discursiva. Pode-se verificar que esse aspecto fica um pouco de lado quando se analisa os textos descritivos das habilidades. Elas consideram os contextos de produção, contudo não focalizam seus falantes e suas atividades dentro da esfera, tomando-se assim o texto como produto pronto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961
10.29327/266889.11.2-4
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961
identifier_str_mv 10.29327/266889.11.2-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6961/4388
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lucas, Fernanda, Cristina
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lucas, Fernanda, Cristina
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica
2525-5924
1807-1856
10.29327/266889.11.2
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506017050624