Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Susana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública.
id UFAC-1_84d701f3a451374f4ecd8f302edb2966
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling Performativity, teaching work and public school: main debates in BrazilPerformatividade, trabalho docente e escola pública : principais debates no Brasilperformatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.performativity; educational policies; public school; teaching work.trabajo docenteperformatividadescuela públicapolíticas educacionalesEste estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública.This study has an objective to analyze the performativity’ theme, in public school, and in teaching work in Brazil. The discussion of performativity, based in the concept development by Stephen Ball, is situated in the context of education policies and manifested as a mechanism to transform subjectivities to ratify a model of education and market society. To support the analysis, research conducted in master and doctorate courses, texts published in events and periodicals of the area in the country were mapped and analyzed to understand the treatment of performativity concept as well as the main debates about the impacts of this conception in teaching work and public school.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/481010.29327/210932.9.2-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810/3426Scherer, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
Performatividade, trabalho docente e escola pública : principais debates no Brasil
title Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
spellingShingle Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
Scherer, Susana
performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.
performativity; educational policies; public school; teaching work.
trabajo docente
performatividad
escuela pública
políticas educacionales
title_short Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
title_full Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
title_fullStr Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
title_full_unstemmed Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
title_sort Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
author Scherer, Susana
author_facet Scherer, Susana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.
performativity; educational policies; public school; teaching work.
trabajo docente
performatividad
escuela pública
políticas educacionales
topic performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.
performativity; educational policies; public school; teaching work.
trabajo docente
performatividad
escuela pública
políticas educacionales
description Este estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810
10.29327/210932.9.2-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810
identifier_str_mv 10.29327/210932.9.2-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810/3426
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505897512960