Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública. |
id |
UFAC-1_84d701f3a451374f4ecd8f302edb2966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Performativity, teaching work and public school: main debates in BrazilPerformatividade, trabalho docente e escola pública : principais debates no Brasilperformatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente.performativity; educational policies; public school; teaching work.trabajo docenteperformatividadescuela públicapolíticas educacionalesEste estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública.This study has an objective to analyze the performativity’ theme, in public school, and in teaching work in Brazil. The discussion of performativity, based in the concept development by Stephen Ball, is situated in the context of education policies and manifested as a mechanism to transform subjectivities to ratify a model of education and market society. To support the analysis, research conducted in master and doctorate courses, texts published in events and periodicals of the area in the country were mapped and analyzed to understand the treatment of performativity concept as well as the main debates about the impacts of this conception in teaching work and public school.Nepan Editora2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/481010.29327/210932.9.2-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810/3426Scherer, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4810Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:26:15Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil Performatividade, trabalho docente e escola pública : principais debates no Brasil |
title |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
spellingShingle |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil Scherer, Susana performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente. performativity; educational policies; public school; teaching work. trabajo docente performatividad escuela pública políticas educacionales |
title_short |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
title_full |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
title_fullStr |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
title_full_unstemmed |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
title_sort |
Performativity, teaching work and public school: main debates in Brazil |
author |
Scherer, Susana |
author_facet |
Scherer, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente. performativity; educational policies; public school; teaching work. trabajo docente performatividad escuela pública políticas educacionales |
topic |
performatividade; políticas educacionais; escola pública; trabalho docente. performativity; educational policies; public school; teaching work. trabajo docente performatividad escuela pública políticas educacionales |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar a temática da performatividade, na escola pública e no trabalho docente no Brasil. Situa-se a discussão da performatividade, a partir do conceito desenvolvido por Stephen Ball, no âmbito das políticas educacionais e manifestada como mecanismo de transformação das subjetividades para ratificar um modelo de educação e sociedade de mercado. Para subsidiar a análise, foram reunidas e analisadas pesquisas produzidas em cursos de Mestrado e Doutorado, além de textos publicados em eventos e periódicos da área no país, a fim de explicitar o trato do conceito de performatividade, bem como os principais debates acerca dos impactos da concepção da performatividade no trabalho docente e na escola pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810 10.29327/210932.9.2-12 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.9.2-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/4810/3426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 9 n. 2 (2021): Dossiê Temático Linguagens, Educação e Diversidades 2525-5924 1807-1856 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329505897512960 |