FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaro, Munique
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Farias, Adenize Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica.
id UFAC-1_b3f47b360efaad9fec24dcc086eb52f6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3713
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIALEducação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação.O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica. The present study aims to reflect on teacher education in the State of Paraíba from the perspective of acting with students targeting special education. To this end, it will be discussed initially, how the capacitist logic is present in the school routine. Next, data will be presented that will help to build a conjunctural analysis about the initial and continuing training of teachers in the State of Paraíba, which will be done in the light of documents made available in the portals of the Public Universities in Paraíba and in other official platforms of the State. Finally, based on scholars in the area of Special Education, the reflexes of this training process will be addressed in the school path of students targeting special education in Basic Education.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/371310.29327/210932.8.1-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713/2368Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassaro, MuniqueFarias, Adenize Queiroz de2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3713Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Massaro, Munique
Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação.
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
author Massaro, Munique
author_facet Massaro, Munique
Farias, Adenize Queiroz de
author_role author
author2 Farias, Adenize Queiroz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massaro, Munique
Farias, Adenize Queiroz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação.
topic Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação.
description O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713
10.29327/210932.8.1-7
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713/2368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506861154304