FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica. |
id |
UFAC-1_b3f47b360efaad9fec24dcc086eb52f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3713 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIALEducação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação.O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica. The present study aims to reflect on teacher education in the State of Paraíba from the perspective of acting with students targeting special education. To this end, it will be discussed initially, how the capacitist logic is present in the school routine. Next, data will be presented that will help to build a conjunctural analysis about the initial and continuing training of teachers in the State of Paraíba, which will be done in the light of documents made available in the portals of the Public Universities in Paraíba and in other official platforms of the State. Finally, based on scholars in the area of Special Education, the reflexes of this training process will be addressed in the school path of students targeting special education in Basic Education.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/371310.29327/210932.8.1-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713/2368Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassaro, MuniqueFarias, Adenize Queiroz de2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3713Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Massaro, Munique Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação. |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NA PARAÍBA: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
author |
Massaro, Munique |
author_facet |
Massaro, Munique Farias, Adenize Queiroz de |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Adenize Queiroz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massaro, Munique Farias, Adenize Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação. |
topic |
Educação Especial. Educação Inclusiva. Formação dos profissionais da educação. |
description |
O presente estudo tem como objetivo refletir acerca da formação docente no Estado da Paraíba na perspectiva da atuação junto aos estudantes público-alvo da educação especial. Para tanto, será discutido inicialmente, como a lógica capacitista se faz presente no cotidiano escolar. A seguir serão apresentados dados que ajudarão a construir uma análise conjuntural acerca da formação inicial e continuada dos professores no Estado da Paraíba, o que será feito à luz de documentos disponibilizados nos portais das Universidades Públicas paraibanas e em outras plataformas oficiais do Estado. Finalmente, com base em estudiosos da área da Educação Especial, serão abordados os reflexos deste processo de formação no percurso escolar dos estudantes público-alvo da educação especial na Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713 10.29327/210932.8.1-7 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.8.1-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3713/2368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.8.1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506861154304 |