¿POR QUÉ LA EDUCACIÓN PARA EL TRÁFICO EN LA ESCUELA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Elmir Jorge
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4256
Resumo: Este texto propõe a possibilidade de construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo nas questões de convivência tanto no espaço escolar como além deste. Neste sentido, o enfoque não é propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas incluir este conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte deste contexto. Com isso, vai-se além das questões relativas às regras de circulação, resgatando o sentimento de cidadania e comprometimento nas relações sociais.  
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spelling ¿POR QUÉ LA EDUCACIÓN PARA EL TRÁFICO EN LA ESCUELA?WHY EDUCATION FOR TRAFFIC IN SCHOOL?POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?Cidadania; Ensino; Estudante; Trânsito.Este texto propõe a possibilidade de construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo nas questões de convivência tanto no espaço escolar como além deste. Neste sentido, o enfoque não é propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas incluir este conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte deste contexto. Com isso, vai-se além das questões relativas às regras de circulação, resgatando o sentimento de cidadania e comprometimento nas relações sociais.  This text proposes the possibility of building knowledge about traffic from the school space as a means to form a more conscious society. The aim is to reflect on traffic education as a contribution to citizen education. The theoretical and methodological support of the present study is based on bibliographic and documentary studies, considering the current legislation, as well as researchers who can assist in the reflections. As for the results, the possibilities of developing this theme at school are presented, working on the rules, values ​​and respect for others in matters of coexistence both in the school and beyond. In this sense, the focus is not to propose a specific discipline on traffic education, but to include this knowledge based on the idea that everyone is part of this context. With that, it goes beyond the issues related to the rules of circulation, rescuing the feeling of citizenship and commitment in social relations.  Este texto propone la posibilidad de construir conocimiento sobre el tráfico desde el espacio escolar como medio para formar una sociedad más consciente. El objetivo es reflexionar sobre la educación vial como contribución a la educación ciudadana. El sustento teórico y metodológico del presente estudio se basa en estudios bibliográficos y documentales, considerando la legislación vigente, así como investigadores que puedan asistir en las reflexiones. En cuanto a los resultados, se presentan las posibilidades de desarrollar esta temática en la escuela, trabajando con las reglas, los valores y el respeto a los demás en materia de convivencia tanto en la escuela como fuera de ella. En este sentido, el enfoque no es proponer una disciplina específica sobre educación vial, sino incluir este conocimiento desde la idea de que todos somos parte de este contexto. Con eso, va más allá de los temas relacionados con las reglas de circulación, rescatando el sentimiento de ciudadanía y compromiso en las relaciones sociales.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4256Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 294-308Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 294-308Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 294-3082526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4256/2630Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Elmir Jorge2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4256Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
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