OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Virna Lumara Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172
Resumo: OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Resumo: O artigo tem como objetivo a análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova / Reconstrução Educacional no Brasil – ao povo e ao governo e do Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados, publicados respectivamente em 1932 e em 1959, além de verificar como o discurso presente nos documentos foi apropriado nos textos das Leis 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Buscou-se fazer, inicialmente, uma contextualização histórica dos fatos que antecederam a elaboração dos Manifestos, situando-os no espaço histórico e social a qual foram forjados, para que, posteriormente, fosse feita uma análise sobre seus conteúdos, explicitando suas principais ideias e posicionamentos. Da mesma forma, prosseguiu-se com a análise das Leis, explicando, em um primeiro momento, as etapas de suas elaborações e os fatos que antecederam suas publicações para só então fazer a análise de seus conteúdos, buscando relacioná-los com os Manifestos e identificar alguns pontos de convergência.Palavras-chave: Manifesto dos pioneiros; Manifesto dos educadores; LDB. THE MANIFESTS OF 1932 AND 1959 AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE GUIDELINES AND BASIS OF EDUCATION Abstract: The article aims at an analysis of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova / Educational Reconstruction in Brazil - to the people and the government and to the Educators' Manifesto: Once again convened, published in 1932 and in 1959, besides verifying how the discourse Se Documents approved in the texts of Laws 4,024 of December 20, 1961 and 9,394 of December 20, 1996, which comply with the guidelines and bases of national education. It was tried to do, initially, a historical contextualization of the facts that preceded the elaboration of the Manifestos, situating them in the historical and social space for which they were forged, so that later they were made an analysis on its contents, explaining its main ideas positions. In the same way, it continued with the analysis of the Laws, explaining, in a first moment, how the stages of its elaborations and the facts that preceded its publications to make an analysis of its contents, seeking to relate them with the Manifestos and to identify points of convergence.Key-Words: Manifesto of the pioneers; Manifesto of educators; LDB. LOS MANIFESTOS DE 1932 Y 1959 Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LAS DIRECTRICES Y BASES DE LA EDUCACIÓN Resumen: El artículo pretende analizar el Manifiesto de los Pioneros de Educação Nova / Reconstrucción Educativa en Brasil - al pueblo y al gobierno y al Manifiesto de Educadores: Una vez más convocado, publicado en 1932 y en 1959, además de verificar cómo El discurso Se Documentos aprobados en los textos de las Leyes 4.024 de 20 de diciembre de 1961 y 9.394 de 20 de diciembre de 1996, que cumplen con las directrices y bases de la educación nacional. Se intentó inicialmente una contextualización histórica de los hechos que precedieron a la elaboración de los Manifestos, situándolos en el espacio histórico y social para el que fueron forjados, de modo que posteriormente se realizó un análisis de su contenido, explicando su Principales posiciones de ideas. De la misma manera, continuó con el análisis de las Leyes, explicando, en un primer momento, cómo las etapas de sus elaboraciones y los hechos que precedieron a sus publicaciones para hacer un análisis de sus contenidos, tratando de relacionarlos con los Manifestos y Para identificar puntos de convergencia.Palabras clave: Manifiesto de los pioneros; Manifiesto de educadores; LDB.
id UFAC-2_12d053e4e93fa6089b14062e3a570b45
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1172
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃOManifesto dos pioneirosManifesto dos educadoresLDB.OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Resumo: O artigo tem como objetivo a análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova / Reconstrução Educacional no Brasil – ao povo e ao governo e do Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados, publicados respectivamente em 1932 e em 1959, além de verificar como o discurso presente nos documentos foi apropriado nos textos das Leis 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Buscou-se fazer, inicialmente, uma contextualização histórica dos fatos que antecederam a elaboração dos Manifestos, situando-os no espaço histórico e social a qual foram forjados, para que, posteriormente, fosse feita uma análise sobre seus conteúdos, explicitando suas principais ideias e posicionamentos. Da mesma forma, prosseguiu-se com a análise das Leis, explicando, em um primeiro momento, as etapas de suas elaborações e os fatos que antecederam suas publicações para só então fazer a análise de seus conteúdos, buscando relacioná-los com os Manifestos e identificar alguns pontos de convergência.Palavras-chave: Manifesto dos pioneiros; Manifesto dos educadores; LDB. THE MANIFESTS OF 1932 AND 1959 AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE GUIDELINES AND BASIS OF EDUCATION Abstract: The article aims at an analysis of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova / Educational Reconstruction in Brazil - to the people and the government and to the Educators' Manifesto: Once again convened, published in 1932 and in 1959, besides verifying how the discourse Se Documents approved in the texts of Laws 4,024 of December 20, 1961 and 9,394 of December 20, 1996, which comply with the guidelines and bases of national education. It was tried to do, initially, a historical contextualization of the facts that preceded the elaboration of the Manifestos, situating them in the historical and social space for which they were forged, so that later they were made an analysis on its contents, explaining its main ideas positions. In the same way, it continued with the analysis of the Laws, explaining, in a first moment, how the stages of its elaborations and the facts that preceded its publications to make an analysis of its contents, seeking to relate them with the Manifestos and to identify points of convergence.Key-Words: Manifesto of the pioneers; Manifesto of educators; LDB. LOS MANIFESTOS DE 1932 Y 1959 Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LAS DIRECTRICES Y BASES DE LA EDUCACIÓN Resumen: El artículo pretende analizar el Manifiesto de los Pioneros de Educação Nova / Reconstrucción Educativa en Brasil - al pueblo y al gobierno y al Manifiesto de Educadores: Una vez más convocado, publicado en 1932 y en 1959, además de verificar cómo El discurso Se Documentos aprobados en los textos de las Leyes 4.024 de 20 de diciembre de 1961 y 9.394 de 20 de diciembre de 1996, que cumplen con las directrices y bases de la educación nacional. Se intentó inicialmente una contextualización histórica de los hechos que precedieron a la elaboración de los Manifestos, situándolos en el espacio histórico y social para el que fueron forjados, de modo que posteriormente se realizó un análisis de su contenido, explicando su Principales posiciones de ideas. De la misma manera, continuó con el análisis de las Leyes, explicando, en un primer momento, cómo las etapas de sus elaboraciones y los hechos que precedieron a sus publicaciones para hacer un análisis de sus contenidos, tratando de relacionarlos con los Manifestos y Para identificar puntos de convergencia.Palabras clave: Manifiesto de los pioneros; Manifiesto de educadores; LDB.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-267Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-267Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-2672526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Virna Lumara Souza2017-11-20T08:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1172Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:38Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
title OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
spellingShingle OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
Lima, Virna Lumara Souza
Manifesto dos pioneiros
Manifesto dos educadores
LDB.
title_short OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
title_full OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
title_fullStr OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
title_sort OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
author Lima, Virna Lumara Souza
author_facet Lima, Virna Lumara Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Virna Lumara Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Manifesto dos pioneiros
Manifesto dos educadores
LDB.
topic Manifesto dos pioneiros
Manifesto dos educadores
LDB.
description OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Resumo: O artigo tem como objetivo a análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova / Reconstrução Educacional no Brasil – ao povo e ao governo e do Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados, publicados respectivamente em 1932 e em 1959, além de verificar como o discurso presente nos documentos foi apropriado nos textos das Leis 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Buscou-se fazer, inicialmente, uma contextualização histórica dos fatos que antecederam a elaboração dos Manifestos, situando-os no espaço histórico e social a qual foram forjados, para que, posteriormente, fosse feita uma análise sobre seus conteúdos, explicitando suas principais ideias e posicionamentos. Da mesma forma, prosseguiu-se com a análise das Leis, explicando, em um primeiro momento, as etapas de suas elaborações e os fatos que antecederam suas publicações para só então fazer a análise de seus conteúdos, buscando relacioná-los com os Manifestos e identificar alguns pontos de convergência.Palavras-chave: Manifesto dos pioneiros; Manifesto dos educadores; LDB. THE MANIFESTS OF 1932 AND 1959 AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE GUIDELINES AND BASIS OF EDUCATION Abstract: The article aims at an analysis of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova / Educational Reconstruction in Brazil - to the people and the government and to the Educators' Manifesto: Once again convened, published in 1932 and in 1959, besides verifying how the discourse Se Documents approved in the texts of Laws 4,024 of December 20, 1961 and 9,394 of December 20, 1996, which comply with the guidelines and bases of national education. It was tried to do, initially, a historical contextualization of the facts that preceded the elaboration of the Manifestos, situating them in the historical and social space for which they were forged, so that later they were made an analysis on its contents, explaining its main ideas positions. In the same way, it continued with the analysis of the Laws, explaining, in a first moment, how the stages of its elaborations and the facts that preceded its publications to make an analysis of its contents, seeking to relate them with the Manifestos and to identify points of convergence.Key-Words: Manifesto of the pioneers; Manifesto of educators; LDB. LOS MANIFESTOS DE 1932 Y 1959 Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LAS DIRECTRICES Y BASES DE LA EDUCACIÓN Resumen: El artículo pretende analizar el Manifiesto de los Pioneros de Educação Nova / Reconstrucción Educativa en Brasil - al pueblo y al gobierno y al Manifiesto de Educadores: Una vez más convocado, publicado en 1932 y en 1959, además de verificar cómo El discurso Se Documentos aprobados en los textos de las Leyes 4.024 de 20 de diciembre de 1961 y 9.394 de 20 de diciembre de 1996, que cumplen con las directrices y bases de la educación nacional. Se intentó inicialmente una contextualización histórica de los hechos que precedieron a la elaboración de los Manifestos, situándolos en el espacio histórico y social para el que fueron forjados, de modo que posteriormente se realizó un análisis de su contenido, explicando su Principales posiciones de ideas. De la misma manera, continuó con el análisis de las Leyes, explicando, en un primer momento, cómo las etapas de sus elaboraciones y los hechos que precedieron a sus publicaciones para hacer un análisis de sus contenidos, tratando de relacionarlos con los Manifestos y Para identificar puntos de convergencia.Palabras clave: Manifiesto de los pioneros; Manifiesto de educadores; LDB.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1172/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-267
Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-267
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 247-267
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222345850880