TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo de caso utilizando a metodologia Inquiry Based Learning, realizado no curso de Design Digital de uma universidade privada de grande porte do Estado do Paraná. Atendendo a demanda da necessidade de conectar o conteúdo estudado com a realidade vivenciada do educando fora do âmbito educacional, a proposta discutiu o tema de estudo tecnologia imersiva, utilizando uma série televisiva para provocar reflexão crítica sobre o tema abordado. Com esse objetivo, foi realizada atividade em sala de aula com uma turma de estudantes promovendo a discussão do seriado Black Mirror, do ponto de vista das tecnologias imersivas que foram apresentadas previamente na série. Os pontos discutidos abordaram a tecnologia imersiva na sociedade atual e no futuro e utilização da metodologia imersiva na educação. Os resultados mostram que os estudantes assistem ao seriado, acreditam que a tecnologia imersiva é uma realidade e que no futuro ela estará cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e na educação. |
id |
UFAC-2_1e165a5b7fcb45a8e1b7d7f25630a312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2837 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICOTecnologia ImersivaEducaçãoBlack MirrorEsta pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo de caso utilizando a metodologia Inquiry Based Learning, realizado no curso de Design Digital de uma universidade privada de grande porte do Estado do Paraná. Atendendo a demanda da necessidade de conectar o conteúdo estudado com a realidade vivenciada do educando fora do âmbito educacional, a proposta discutiu o tema de estudo tecnologia imersiva, utilizando uma série televisiva para provocar reflexão crítica sobre o tema abordado. Com esse objetivo, foi realizada atividade em sala de aula com uma turma de estudantes promovendo a discussão do seriado Black Mirror, do ponto de vista das tecnologias imersivas que foram apresentadas previamente na série. Os pontos discutidos abordaram a tecnologia imersiva na sociedade atual e no futuro e utilização da metodologia imersiva na educação. Os resultados mostram que os estudantes assistem ao seriado, acreditam que a tecnologia imersiva é uma realidade e que no futuro ela estará cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e na educação.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-181Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-181Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-1812526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837/2207Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessKowalski, Raquel Pasternak GlitzLupion Torres, Patricia Gonçalves Rodrigues da Silva , Leonardo2020-06-11T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2837Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2020-06-11T12:05:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
spellingShingle |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO Kowalski, Raquel Pasternak Glitz Tecnologia Imersiva Educação Black Mirror |
title_short |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_full |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_fullStr |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_sort |
TECNOLOGIA IMERSIVA: O USO DO SERIADO BLACK MIRROR NO AMBIENTE ACADÊMICO |
author |
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz |
author_facet |
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz Lupion Torres, Patricia Gonçalves Rodrigues da Silva , Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Lupion Torres, Patricia Gonçalves Rodrigues da Silva , Leonardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kowalski, Raquel Pasternak Glitz Lupion Torres, Patricia Gonçalves Rodrigues da Silva , Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Imersiva Educação Black Mirror |
topic |
Tecnologia Imersiva Educação Black Mirror |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de um estudo de caso utilizando a metodologia Inquiry Based Learning, realizado no curso de Design Digital de uma universidade privada de grande porte do Estado do Paraná. Atendendo a demanda da necessidade de conectar o conteúdo estudado com a realidade vivenciada do educando fora do âmbito educacional, a proposta discutiu o tema de estudo tecnologia imersiva, utilizando uma série televisiva para provocar reflexão crítica sobre o tema abordado. Com esse objetivo, foi realizada atividade em sala de aula com uma turma de estudantes promovendo a discussão do seriado Black Mirror, do ponto de vista das tecnologias imersivas que foram apresentadas previamente na série. Os pontos discutidos abordaram a tecnologia imersiva na sociedade atual e no futuro e utilização da metodologia imersiva na educação. Os resultados mostram que os estudantes assistem ao seriado, acreditam que a tecnologia imersiva é uma realidade e que no futuro ela estará cada vez mais presente no nosso dia-a-dia e na educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2837/2207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-181 Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-181 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 168-181 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222951927808 |