AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Antonieta Melo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108
Resumo: O presente artigo tem como foco central a perspectiva de evidenciar a avaliação da aprendizagem como um dos termômetros do processo para a construção do conhecimento, desconstruindo a ideia que a avaliação é o fim do processo, mas entendendo que esta, na verdade, é o pilar central de todo o procedimento ensino-aprendizagem. Tem como objetivo mostrar a metodologia aplicada, os recursos e as estratégias utilizadas dos docentes do Curso de Letras Inglês, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, na elaboração de atividades avaliativas ou não, para melhoria da qualidade da aprendizagem dos discentes. Como método foi utilizado a abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica tendo como objeto de estudo os planos de ensino, com o propósito de analisar os critérios de avaliação adotados pelos docentes do referido curso. A partir da análise, verificou-se a importância de não dar prioridade somente a um modelo de instrumento para avaliar, mas adotar outros subsídios para escolher critérios de avaliação que mais incentivam o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes, concluindo-se que o professor no ato de avaliar deve analisar as particularidades dos alunos, incluindo os mesmos no processo e que os resultados não podem ser usados como o único referencial e sob parâmetros definidos de seleção.  Evaluation: one of the thermometers of the teaching-learning processAbstract:  The present article present as central focus the perspective of evidencing the evaluation of learning as one of the thermometers of the process for the construction of knowledge, deconstructing the idea that evaluation is the end of the process, but understanding that this is, in fact, the pillar the whole teaching-learning procedure. It aims to show the applied methodology, resources and strategies used by professors of the English Language Course, Federal University of Acre, Campus Floresta, in the elaboration of evaluation activities or not, to improve the quality of student learning. As a method the qualitative approach was used, with documentary and bibliographic research which has the object of study the teaching plans, with the purpose to analyze the evaluation criteria adopted by the professors of mentioned course. From the analysis, it was verified the importance of not giving priority to a only model of instrument to evaluate, but to adopt other subsidies to choose evaluation criteria that more encourage the learning and the development of the students, concluding that the teacher in the evaluate act should analyze the particularities of the students, including ones in the process and the results can not be used as the only referential and under defined selection parameters. Keywords: Evaluation, central pillar, teaching-learning.Evaluación: uno de los termómetros del proceso enseñanza/aprendizajeResumen:  El presente artículo tiene como foco central la perspectiva de evidenciar la evaluación del aprendizaje como uno de los termómetros del proceso para la construcción del conocimiento, desconstruyendo la idea que la evaluación es el fin del proceso, y entendiendo que esta, en verdad, es el pilar central de todo el procedimiento enseñanza/aprendizaje. Objetiva señalar la metodología aplicada, los recursos y las estrategias utilizadas por los docentes del Curso de Letras Inglés, de la Universidad Federal de Acre, Campus Floresta, en la elaboración de actividades evaluativas o no, para mejora de la calidad del aprendizaje de los dicentes. Como método se utilizó el abordaje calitativo, con investigación documental y bibliográfica teniendo como objeto de estudio los planes de enseñanza, con el propósito de analizar los criterios de avaluación adoptados por los docentes del referido curso. A partir del análisis, se verificó la importancia de no priorizar solamente a un modelo de instrumento para evaluar, sino también adoptar otros subsidios para elegir criterios de evaluación que más incentivan el aprendizaje y el desarrollo de los dicentes, concluyendo que el profesor en la acción de evaluar debe analizar las particularidades de los alumnos, incluyéndolos en el proceso y que los resultados no pueden ser utilizados como el único referencial y bajo parámetros definidos de selección. Palabras claves: Evaluación, pilar central, enseñanza/aprendizaje.
id UFAC-2_283a2d550016341f355a25d1166fe397
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1108
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMAvaliaçãopilar centralensino-aprendizagem.O presente artigo tem como foco central a perspectiva de evidenciar a avaliação da aprendizagem como um dos termômetros do processo para a construção do conhecimento, desconstruindo a ideia que a avaliação é o fim do processo, mas entendendo que esta, na verdade, é o pilar central de todo o procedimento ensino-aprendizagem. Tem como objetivo mostrar a metodologia aplicada, os recursos e as estratégias utilizadas dos docentes do Curso de Letras Inglês, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, na elaboração de atividades avaliativas ou não, para melhoria da qualidade da aprendizagem dos discentes. Como método foi utilizado a abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica tendo como objeto de estudo os planos de ensino, com o propósito de analisar os critérios de avaliação adotados pelos docentes do referido curso. A partir da análise, verificou-se a importância de não dar prioridade somente a um modelo de instrumento para avaliar, mas adotar outros subsídios para escolher critérios de avaliação que mais incentivam o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes, concluindo-se que o professor no ato de avaliar deve analisar as particularidades dos alunos, incluindo os mesmos no processo e que os resultados não podem ser usados como o único referencial e sob parâmetros definidos de seleção.  Evaluation: one of the thermometers of the teaching-learning processAbstract:  The present article present as central focus the perspective of evidencing the evaluation of learning as one of the thermometers of the process for the construction of knowledge, deconstructing the idea that evaluation is the end of the process, but understanding that this is, in fact, the pillar the whole teaching-learning procedure. It aims to show the applied methodology, resources and strategies used by professors of the English Language Course, Federal University of Acre, Campus Floresta, in the elaboration of evaluation activities or not, to improve the quality of student learning. As a method the qualitative approach was used, with documentary and bibliographic research which has the object of study the teaching plans, with the purpose to analyze the evaluation criteria adopted by the professors of mentioned course. From the analysis, it was verified the importance of not giving priority to a only model of instrument to evaluate, but to adopt other subsidies to choose evaluation criteria that more encourage the learning and the development of the students, concluding that the teacher in the evaluate act should analyze the particularities of the students, including ones in the process and the results can not be used as the only referential and under defined selection parameters. Keywords: Evaluation, central pillar, teaching-learning.Evaluación: uno de los termómetros del proceso enseñanza/aprendizajeResumen:  El presente artículo tiene como foco central la perspectiva de evidenciar la evaluación del aprendizaje como uno de los termómetros del proceso para la construcción del conocimiento, desconstruyendo la idea que la evaluación es el fin del proceso, y entendiendo que esta, en verdad, es el pilar central de todo el procedimiento enseñanza/aprendizaje. Objetiva señalar la metodología aplicada, los recursos y las estrategias utilizadas por los docentes del Curso de Letras Inglés, de la Universidad Federal de Acre, Campus Floresta, en la elaboración de actividades evaluativas o no, para mejora de la calidad del aprendizaje de los dicentes. Como método se utilizó el abordaje calitativo, con investigación documental y bibliográfica teniendo como objeto de estudio los planes de enseñanza, con el propósito de analizar los criterios de avaluación adoptados por los docentes del referido curso. A partir del análisis, se verificó la importancia de no priorizar solamente a un modelo de instrumento para evaluar, sino también adoptar otros subsidios para elegir criterios de evaluación que más incentivan el aprendizaje y el desarrollo de los dicentes, concluyendo que el profesor en la acción de evaluar debe analizar las particularidades de los alumnos, incluyéndolos en el proceso y que los resultados no pueden ser utilizados como el único referencial y bajo parámetros definidos de selección. Palabras claves: Evaluación, pilar central, enseñanza/aprendizaje.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-143Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-143Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-1432526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108/pdfCopyright (c) 2017 Revista Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Antonieta Melo de2017-11-20T08:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1108Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:38Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Almeida, Maria Antonieta Melo de
Avaliação
pilar central
ensino-aprendizagem.
title_short AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort AVALIAÇÃO: UM DOS TERMÔMETROS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
author Almeida, Maria Antonieta Melo de
author_facet Almeida, Maria Antonieta Melo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Antonieta Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
pilar central
ensino-aprendizagem.
topic Avaliação
pilar central
ensino-aprendizagem.
description O presente artigo tem como foco central a perspectiva de evidenciar a avaliação da aprendizagem como um dos termômetros do processo para a construção do conhecimento, desconstruindo a ideia que a avaliação é o fim do processo, mas entendendo que esta, na verdade, é o pilar central de todo o procedimento ensino-aprendizagem. Tem como objetivo mostrar a metodologia aplicada, os recursos e as estratégias utilizadas dos docentes do Curso de Letras Inglês, da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta, na elaboração de atividades avaliativas ou não, para melhoria da qualidade da aprendizagem dos discentes. Como método foi utilizado a abordagem qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica tendo como objeto de estudo os planos de ensino, com o propósito de analisar os critérios de avaliação adotados pelos docentes do referido curso. A partir da análise, verificou-se a importância de não dar prioridade somente a um modelo de instrumento para avaliar, mas adotar outros subsídios para escolher critérios de avaliação que mais incentivam o aprendizado e o desenvolvimento dos discentes, concluindo-se que o professor no ato de avaliar deve analisar as particularidades dos alunos, incluindo os mesmos no processo e que os resultados não podem ser usados como o único referencial e sob parâmetros definidos de seleção.  Evaluation: one of the thermometers of the teaching-learning processAbstract:  The present article present as central focus the perspective of evidencing the evaluation of learning as one of the thermometers of the process for the construction of knowledge, deconstructing the idea that evaluation is the end of the process, but understanding that this is, in fact, the pillar the whole teaching-learning procedure. It aims to show the applied methodology, resources and strategies used by professors of the English Language Course, Federal University of Acre, Campus Floresta, in the elaboration of evaluation activities or not, to improve the quality of student learning. As a method the qualitative approach was used, with documentary and bibliographic research which has the object of study the teaching plans, with the purpose to analyze the evaluation criteria adopted by the professors of mentioned course. From the analysis, it was verified the importance of not giving priority to a only model of instrument to evaluate, but to adopt other subsidies to choose evaluation criteria that more encourage the learning and the development of the students, concluding that the teacher in the evaluate act should analyze the particularities of the students, including ones in the process and the results can not be used as the only referential and under defined selection parameters. Keywords: Evaluation, central pillar, teaching-learning.Evaluación: uno de los termómetros del proceso enseñanza/aprendizajeResumen:  El presente artículo tiene como foco central la perspectiva de evidenciar la evaluación del aprendizaje como uno de los termómetros del proceso para la construcción del conocimiento, desconstruyendo la idea que la evaluación es el fin del proceso, y entendiendo que esta, en verdad, es el pilar central de todo el procedimiento enseñanza/aprendizaje. Objetiva señalar la metodología aplicada, los recursos y las estrategias utilizadas por los docentes del Curso de Letras Inglés, de la Universidad Federal de Acre, Campus Floresta, en la elaboración de actividades evaluativas o no, para mejora de la calidad del aprendizaje de los dicentes. Como método se utilizó el abordaje calitativo, con investigación documental y bibliográfica teniendo como objeto de estudio los planes de enseñanza, con el propósito de analizar los criterios de avaluación adoptados por los docentes del referido curso. A partir del análisis, se verificó la importancia de no priorizar solamente a un modelo de instrumento para evaluar, sino también adoptar otros subsidios para elegir criterios de evaluación que más incentivan el aprendizaje y el desarrollo de los dicentes, concluyendo que el profesor en la acción de evaluar debe analizar las particularidades de los alumnos, incluyéndolos en el proceso y que los resultados no pueden ser utilizados como el único referencial y bajo parámetros definidos de selección. Palabras claves: Evaluación, pilar central, enseñanza/aprendizaje.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1108/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-143
Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-143
Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 128-143
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222316490752