PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099 |
Resumo: | Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado. |
id |
UFAC-2_328fc7d1e53f1cedabfcfcd02f4ed491 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7099 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADOPretagogia.Experiências Pedagógicas.Currículo Afrorreferenciado.Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709910.29327/268346.7.16-16Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-231Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-231Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-2312526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099/4355Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lúcia Maria da Silva, Cláudia de Oliveira da Silva, Samuel Morais 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7099Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
title |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
spellingShingle |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO Silva, Lúcia Maria da Pretagogia. Experiências Pedagógicas. Currículo Afrorreferenciado. |
title_short |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
title_full |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
title_fullStr |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
title_sort |
PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO |
author |
Silva, Lúcia Maria da |
author_facet |
Silva, Lúcia Maria da Silva, Cláudia de Oliveira da Silva, Samuel Morais |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cláudia de Oliveira da Silva, Samuel Morais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lúcia Maria da Silva, Cláudia de Oliveira da Silva, Samuel Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pretagogia. Experiências Pedagógicas. Currículo Afrorreferenciado. |
topic |
Pretagogia. Experiências Pedagógicas. Currículo Afrorreferenciado. |
description |
Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099 10.29327/268346.7.16-16 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099/4355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-231 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-231 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 220-231 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221724045312 |