"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias. |
id |
UFAC-2_39572a71539b99386dadf56fb0738e29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4484 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA?"THE SCHOOL WILL NEVER UNDERSTAND THE COMMUNITY... AND DOES THE COMMUNITY UNDERSTAND THE MEANING OF THE SCHOOL?"krahô schools; knowledges; identityescolas krahô; conhecimentos; identidadeescuelas krahô; conocimientos; identidad. O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.El artículo presenta un análisis de la educación escolar del pueblo indigena y argumenta las dificultades del entendimiento entre la escuela y dos comunidades de esa etnia. Pone la relación del conocimiento tradicional y del llamado universal en las escuelas krahô, así como la expectativa de los jovens y viejos acerca de esa instituición. Otro aspecto investigado de este trabajo es la comparación entre la escuela secundaria Krahô y las escuelas del Alto Rio Negro en el estado de Amazonas. Refleja el cambio cultural y la interferencia en la identidad krahô que ocorrió después de la implantación del secundario en esas aldeas.The article presents an analysis of the school education for the Krahô indigenous people discussing the difficulties of understanding between the school and two communities of that ethnicity. Puts the relationship of the traditional knowledge and the so called universal at the krahô schools, as well as the expectation of the young and old Krahô concerned to the school institution. Other investigated aspect of this work is the comparation between the Krahô secondary schools and the schools of the Alto Rio Negro in the Amazon State. Reflects on cultural changes and interference in the krahô identity occurred after implantation of the secondary school at the villages.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-2492526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484/2612Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeireles, José Manuel Ribeiro2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4484Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA? "THE SCHOOL WILL NEVER UNDERSTAND THE COMMUNITY... AND DOES THE COMMUNITY UNDERSTAND THE MEANING OF THE SCHOOL?" |
title |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
spellingShingle |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" Meireles, José Manuel Ribeiro krahô schools; knowledges; identity escolas krahô; conhecimentos; identidade escuelas krahô; conocimientos; identidad. |
title_short |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
title_full |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
title_fullStr |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
title_full_unstemmed |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
title_sort |
"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?" |
author |
Meireles, José Manuel Ribeiro |
author_facet |
Meireles, José Manuel Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, José Manuel Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
krahô schools; knowledges; identity escolas krahô; conhecimentos; identidade escuelas krahô; conocimientos; identidad. |
topic |
krahô schools; knowledges; identity escolas krahô; conhecimentos; identidade escuelas krahô; conocimientos; identidad. |
description |
O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484/2612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Communitas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249 Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223651328000 |