"LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, José Manuel Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484
Resumo:   O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.
id UFAC-2_39572a71539b99386dadf56fb0738e29
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4484
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA?"THE SCHOOL WILL NEVER UNDERSTAND THE COMMUNITY... AND DOES THE COMMUNITY UNDERSTAND THE MEANING OF THE SCHOOL?"krahô schools; knowledges; identityescolas krahô; conhecimentos; identidadeescuelas krahô; conocimientos; identidad.  O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.El artículo presenta un análisis de la educación escolar del pueblo indigena y argumenta las dificultades del entendimiento entre la escuela y dos comunidades de esa etnia. Pone la relación del conocimiento tradicional y del llamado universal en las escuelas krahô, así como la expectativa de los jovens y viejos acerca de esa instituición. Otro aspecto investigado de este trabajo es la comparación entre la escuela secundaria Krahô y las escuelas del Alto Rio Negro en el estado de Amazonas. Refleja el cambio cultural y la interferencia en la identidad krahô que ocorrió después de la implantación del secundario en esas aldeas.The article presents an analysis of the school education for the Krahô indigenous people discussing the difficulties of understanding between the school and two communities of that ethnicity. Puts the relationship of the traditional knowledge and the so called universal at the krahô schools, as well as the expectation of the young and old Krahô concerned to the school institution. Other investigated aspect of this work is the comparation between the Krahô secondary schools and the schools of the Alto Rio Negro in the Amazon State. Reflects on cultural changes and interference in the krahô identity occurred after implantation of the secondary school at the villages.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-2492526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484/2612Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeireles, José Manuel Ribeiro2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4484Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
A ESCOLA NUNCA VAI ENTENDER A COMUNIDADE .........E SERÁ QUE A COMUNIDADE ENTENDE O SIGNIFICADO DA ESCOLA?
"THE SCHOOL WILL NEVER UNDERSTAND THE COMMUNITY... AND DOES THE COMMUNITY UNDERSTAND THE MEANING OF THE SCHOOL?"
title "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
spellingShingle "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
Meireles, José Manuel Ribeiro
krahô schools; knowledges; identity
escolas krahô; conhecimentos; identidade
escuelas krahô; conocimientos; identidad.
title_short "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
title_full "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
title_fullStr "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
title_full_unstemmed "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
title_sort "LLA ESCUELA NUNCA ENTIENDE A LA COMUNIDAD... ¿Y LA COMUNIDAD ENTIENDE EL SIGNIFICADO DE LA ESCUELA?"
author Meireles, José Manuel Ribeiro
author_facet Meireles, José Manuel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, José Manuel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv krahô schools; knowledges; identity
escolas krahô; conhecimentos; identidade
escuelas krahô; conocimientos; identidad.
topic krahô schools; knowledges; identity
escolas krahô; conhecimentos; identidade
escuelas krahô; conocimientos; identidad.
description   O artigo apresenta uma análise da educação escolar para o povo indígena Krahô e discute as dificuldades do entendimento entre a escola e duas comunidades daquela etnia. Coloca a relação do conhecimento tradicional e do chamado universal nas escolas krahô, como também a expectativa dos Krahô jovens e idosos a respeito da instituição escolar. Outro aspecto investigado neste trabalho é a comparação entre as escolas de ensino médio dos Krahô e as do Alto Rio Negro no estado do Amazonas. Reflete sobre as alterações culturais e interferência na identidade krahô ocorridas após a implantação do ensino médio nas aldeias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4484/2612
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249
Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 234-249
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223651328000