(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328 |
Resumo: | Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais. |
id |
UFAC-2_51e656b89885c5ebba8f6cdf5ce815ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7328 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola.Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/732810.29327/268346.7.17-23Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENSCommunitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENSRevista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS2526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328/4473Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Luís Paulo Cruzde Castro, Paula Almeida 2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7328Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
title |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
spellingShingle |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes Borges, Luís Paulo Cruz Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola. |
title_short |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
title_full |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
title_fullStr |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
title_full_unstemmed |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
title_sort |
(RE)IMAGINANDO A ESCOLA: : a circularidade de sentidos a partir das vozes discentes |
author |
Borges, Luís Paulo Cruz |
author_facet |
Borges, Luís Paulo Cruz de Castro, Paula Almeida |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Paula Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Luís Paulo Cruz de Castro, Paula Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola. |
topic |
Escola; (Re)imaginação; Circularidade; Vozes da escola. |
description |
Vive-se, na atualidade, grandes desafios às pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais. O mundo pós-pandêmico gerou questões emblemáticas no fazer e relatar investigações, especialmente, relacionadas com a Educação. O presente artigo tem como objetivo produzir reflexões sobre os sentidos da escola vivenciados por docentes e discentes durante o período (pós)pandêmico em circularidade. Destaca-se que para entender a complexidade da escuta do Outro é preciso ouvi-lo. Metodologicamente operou-se a partir da vocalização dos sujeitos, estudantes do Ensino Fundamental, com as vozes que representam uma dimensão pungente nas pesquisas levando-se em conta suas dimensões éticas, estéticas e políticas. São narrativas que traduzem uma intencionalidade teórico-metodológica presentes como recorte das realidades sociais que atravessam as experiências em sua dimensão com o conhecimento. Os resultados indicam que os sentidos da escola contemporânea se dão nas fronteiras interdisciplinares e das ressignificações sobre o conhecimento a partir das mediações tecnológicas do tempo presente. Constata-se que as vozes dos/das estudantes são importantes instrumentos de reflexão analítica que nos ajudam a (re)imaginar a escola diante das disputas na contemporaneidade e na formulação de políticas educativas que possam mitigar as desigualdades socioeducacionais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328 10.29327/268346.7.17-23 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7328/4473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222295519232 |