AS PESQUISAS SOBRE A FASE DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7114 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma análise do campo das produções acadêmicas sobre a fase do associativismo docente. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amparo no levantamento de dados bibliográficos e, para tanto, realizamos uma busca no banco de dados da BDTD e no Catálogo da CAPES. Assim, avaliamos a diferença entre os índices de publicações sobre as fases do associativismo e do sindicalismo docente, quais experiências foram investigadas pelo estudo de casos estaduais/municipais sobre o associativismo e as áreas dos programas de pós-graduação, e constatamos uma disparidade entre as investigações sobre essas fases. Sobre o associativismo, a maior parte foi realizada em programas na área da Educação. O inventário evidencia lacunas, com ausência de textos sobre alguns estados da federação e pouca ênfase no século XIX. A pesquisa sugere a necessidade de um aprofundamento na coleta de dados a partir da ampliação do tipo de produção acadêmica, bem como da delimitação dos descritores. |
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AS PESQUISAS SOBRE A FASE DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE NO BRASILAssociativismo docente.Sindicalismo docente.Educação.Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma análise do campo das produções acadêmicas sobre a fase do associativismo docente. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amparo no levantamento de dados bibliográficos e, para tanto, realizamos uma busca no banco de dados da BDTD e no Catálogo da CAPES. Assim, avaliamos a diferença entre os índices de publicações sobre as fases do associativismo e do sindicalismo docente, quais experiências foram investigadas pelo estudo de casos estaduais/municipais sobre o associativismo e as áreas dos programas de pós-graduação, e constatamos uma disparidade entre as investigações sobre essas fases. Sobre o associativismo, a maior parte foi realizada em programas na área da Educação. O inventário evidencia lacunas, com ausência de textos sobre alguns estados da federação e pouca ênfase no século XIX. A pesquisa sugere a necessidade de um aprofundamento na coleta de dados a partir da ampliação do tipo de produção acadêmica, bem como da delimitação dos descritores.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/711410.29327/268346.7.16-5Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 56-72Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 56-72Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 56-722526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7114/4344Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Antonia Rozimar Machado e Almeida, Danusa Mendes 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7114Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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