DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109 |
Resumo: | Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais. |
id |
UFAC-2_698b38113d324723fa99ce99211dce3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7109 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativasConceição Evaristo.Letramento racial.Literatura.Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710910.29327/268346.7.16-11Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-158Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-158Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-1582526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109/4350Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Paula, Elenice2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7109Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
title |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
spellingShingle |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas De Paula, Elenice Conceição Evaristo. Letramento racial. Literatura. |
title_short |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
title_full |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
title_fullStr |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
title_full_unstemmed |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
title_sort |
DAS MEMÓRIAS ÀS HISTÓRIAS: a literatura de Conceição Evaristo e entrelugares de disputas afirmativas |
author |
De Paula, Elenice |
author_facet |
De Paula, Elenice |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Paula, Elenice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceição Evaristo. Letramento racial. Literatura. |
topic |
Conceição Evaristo. Letramento racial. Literatura. |
description |
Este texto parte de observações levantadas durante a pesquisa desenvolvida no mestrado em educação que buscou analisar os romances Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e o conjunto de contos de Olhos D´Água, escritos por Conceição Evaristo. Investigou-se as três obras mencionadas sob o interesse de compreender sobre o pensamento social da autora e da materialização de suas ideias por meio da narrativa que exibe sua observação sobre a realidade social. Neste texto, apresento reflexões sobre as capas das obras, por perceber a pedagogia visual desenvolvida desde a tomada do livro em mãos. Para isso, junto a noção de letramento racial crítico de Ferreira (2015), levanto observações de como as imagens protagonizam novas formas de narrar e exibir a população negra de forma valorativa e que contribui para a educação das relações étnico-raciais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109 10.29327/268346.7.16-11 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7109/4350 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-158 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-158 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 144-158 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222275596288 |