O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Reis, Fernando
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: do Nascimento Pereira , Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302
Resumo: Este artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país.
id UFAC-2_764e7c5d24744adf7ea5ab6f87032d31
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7302
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020financeirizaçãoeducaçãopandemiaensino a distânciaensino privadoEste artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/730210.29327/268346.8.18-27Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-5122526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302/4567Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Reis, Fernandodo Nascimento Pereira , Guilherme 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7302Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
title O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
spellingShingle O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
Vieira Reis, Fernando
financeirização
educação
pandemia
ensino a distância
ensino privado
title_short O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
title_full O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
title_fullStr O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
title_full_unstemmed O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
title_sort O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
author Vieira Reis, Fernando
author_facet Vieira Reis, Fernando
do Nascimento Pereira , Guilherme
author_role author
author2 do Nascimento Pereira , Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Reis, Fernando
do Nascimento Pereira , Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv financeirização
educação
pandemia
ensino a distância
ensino privado
topic financeirização
educação
pandemia
ensino a distância
ensino privado
description Este artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302
10.29327/268346.8.18-27
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302/4567
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222291324928