O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302 |
Resumo: | Este artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país. |
id |
UFAC-2_764e7c5d24744adf7ea5ab6f87032d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7302 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020financeirizaçãoeducaçãopandemiaensino a distânciaensino privadoEste artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/730210.29327/268346.8.18-27Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-5122526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302/4567Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Reis, Fernandodo Nascimento Pereira , Guilherme 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7302Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
title |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
spellingShingle |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 Vieira Reis, Fernando financeirização educação pandemia ensino a distância ensino privado |
title_short |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
title_full |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
title_fullStr |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
title_full_unstemmed |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
title_sort |
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020 |
author |
Vieira Reis, Fernando |
author_facet |
Vieira Reis, Fernando do Nascimento Pereira , Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento Pereira , Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Reis, Fernando do Nascimento Pereira , Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
financeirização educação pandemia ensino a distância ensino privado |
topic |
financeirização educação pandemia ensino a distância ensino privado |
description |
Este artigo aborda a temática da financeirização da educação no Brasil, analisando seu avanço e impacto no período pós-pandêmico. Através de uma revisão da literatura, foram identificados estudos que destacam a crescente mercantilização da educação e o aumento da influência do setor financeiro nas políticas educacionais. Autores como Ferreira, Oliveira, Santos e outros apontam para a transformação da educação em um produto comercial, com possíveis efeitos negativos, como a marginalização de estudantes de baixa renda. A pandemia de COVID-19 acelerou essa tendência, com grandes grupos educacionais privados buscando oportunidades em meio à volatilidade do mercado. Os dados do Censo de Educação Superior revelam o aumento da participação do setor privado na educação, especialmente no ensino superior. Observa-se também o aumento da presença de investidores e fundos de investimento, o que pode resultar na redução de custos e precarização das condições de trabalho dos professores. Os grandes grupos educacionais privados se adaptaram ao ensino a distância durante a pandemia, investindo em plataformas digitais e soluções adicionais para garantir sua sobrevivência e aumentar sua participação no mercado. No entanto, é necessário avaliar os possíveis impactos negativos da financeirização, como disparidades educacionais e perda dos valores tradicionais da educação. Futuras pesquisas devem aprofundar o entendimento sobre o fenômeno e subsidiar políticas e práticas educacionais que promovam a equidade e qualidade da educação no país. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302 10.29327/268346.8.18-27 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7302/4567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 497-512 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222291324928 |