VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082 |
Resumo: | Esta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos. |
id |
UFAC-2_9d1304a5694a0c03b5b8f6ed6f46c071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6082 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBACotidianosCurrículoSocioeducaçãoEsta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/608210.29327/268346.6.13-3Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-422526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082/3735Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha , Abigail Sales da CostaNascimento, Jéssyca Priscylla de OliveiraHonorato, Rafael Ferreira de SouzaRodrigues, Ana Cláudia da Silva2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6082Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
title |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
spellingShingle |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA Rocha , Abigail Sales da Costa Cotidianos Currículo Socioeducação |
title_short |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
title_full |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
title_fullStr |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
title_sort |
VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA |
author |
Rocha , Abigail Sales da Costa |
author_facet |
Rocha , Abigail Sales da Costa Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira Honorato, Rafael Ferreira de Souza Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira Honorato, Rafael Ferreira de Souza Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha , Abigail Sales da Costa Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira Honorato, Rafael Ferreira de Souza Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidianos Currículo Socioeducação |
topic |
Cotidianos Currículo Socioeducação |
description |
Esta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082 10.29327/268346.6.13-3 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.13-3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082/3735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42 Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42 2526-5970 10.29327/268346.6.13 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224110604288 |