VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha , Abigail Sales da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira, Honorato, Rafael Ferreira de Souza, Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082
Resumo: Esta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos.
id UFAC-2_9d1304a5694a0c03b5b8f6ed6f46c071
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6082
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBACotidianosCurrículoSocioeducaçãoEsta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/608210.29327/268346.6.13-3Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-422526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082/3735Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha , Abigail Sales da CostaNascimento, Jéssyca Priscylla de OliveiraHonorato, Rafael Ferreira de SouzaRodrigues, Ana Cláudia da Silva2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6082Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
title VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
spellingShingle VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
Rocha , Abigail Sales da Costa
Cotidianos
Currículo
Socioeducação
title_short VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
title_full VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
title_fullStr VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
title_full_unstemmed VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
title_sort VIVÊNCIAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SOCIOEDUCAÇÃO NA PARAÍBA
author Rocha , Abigail Sales da Costa
author_facet Rocha , Abigail Sales da Costa
Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira
Honorato, Rafael Ferreira de Souza
Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
author_role author
author2 Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira
Honorato, Rafael Ferreira de Souza
Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha , Abigail Sales da Costa
Nascimento, Jéssyca Priscylla de Oliveira
Honorato, Rafael Ferreira de Souza
Rodrigues, Ana Cláudia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidianos
Currículo
Socioeducação
topic Cotidianos
Currículo
Socioeducação
description Esta pesquisa trata dos currículos da Educação Integral pensadospraticados nos/dos/com cotidianos das Unidades Socioeducativas do Estado da Paraíba. Objetiva-se compreender os saberesfazeres cotidianos de aprendizagens e conhecimentos produzidos pelas várias formas de os sujeitos se inserirem nos espaçostempos de interação social (SANTOS, 1995, 2000). Metodologicamente, trata-se de um estudo nos/dos/com cotidianos, que fez uso das conversas. Concluímos que a conversa possibilita aberturas para alcançar as experiências vividas e o que acontece nos cotidianos que compõem a vida dos praticantespensantes. A partir das conversas dos/com os sujeitos envolvidos foi possível compreender as subjetividades envolvidas nas práticas dos docentes e o processo de atuação e transformação nos espaçostempos permitindo-os subverterconstruir os currículos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082
10.29327/268346.6.13-3
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.13-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6082/3735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42
Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 26-42
2526-5970
10.29327/268346.6.13
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224110604288