PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades. |
id |
UFAC-2_a2979db972c8411eef160c369abd9e7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabemPrimeiros Socorros.Educação.Lei Lucas.Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709710.29327/268346.7.16-21Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-2992526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097/4360Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josiane do Nascimento da Silva, Ivania Pereira da 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
title |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
spellingShingle |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem Silva, Josiane do Nascimento da Primeiros Socorros. Educação. Lei Lucas. |
title_short |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
title_full |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
title_fullStr |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
title_full_unstemmed |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
title_sort |
PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem |
author |
Silva, Josiane do Nascimento da |
author_facet |
Silva, Josiane do Nascimento da Silva, Ivania Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivania Pereira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josiane do Nascimento da Silva, Ivania Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros Socorros. Educação. Lei Lucas. |
topic |
Primeiros Socorros. Educação. Lei Lucas. |
description |
Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097 10.29327/268346.7.16-21 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-21 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097/4360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221720899584 |