PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane do Nascimento da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ivania Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades.
id UFAC-2_a2979db972c8411eef160c369abd9e7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabemPrimeiros Socorros.Educação.Lei Lucas.Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709710.29327/268346.7.16-21Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-2992526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097/4360Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josiane do Nascimento da Silva, Ivania Pereira da 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7097Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
title PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
spellingShingle PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
Silva, Josiane do Nascimento da
Primeiros Socorros.
Educação.
Lei Lucas.
title_short PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
title_full PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
title_fullStr PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
title_full_unstemmed PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
title_sort PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: o que os professores sabem
author Silva, Josiane do Nascimento da
author_facet Silva, Josiane do Nascimento da
Silva, Ivania Pereira da
author_role author
author2 Silva, Ivania Pereira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiane do Nascimento da
Silva, Ivania Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Primeiros Socorros.
Educação.
Lei Lucas.
topic Primeiros Socorros.
Educação.
Lei Lucas.
description Esse estudo teve como objetivo investigar o que os professores do Ensino Fundamental conhecem acerca das noções básicas de primeiros socorros. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa e buscou responder a seguinte problemática: qual o conhecimento que os professores do Ensino Fundamental possuem sobre noções básicas de primeiros socorros? Foi realizada no distrito de Currais, município de Ibicuitinga-CE. Como procedimento de produção de dados optamos pelo questionário via Google Forms. Concluímos que a maioria dos professores não possuem conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros, mas demonstraram interesse em aprender e consideraram esse conhecimento extremamente importante. Constatamos a necessidade de os profissionais de educação possuírem noções básicas de primeiros socorros para evitar ou mitigar possíveis fatalidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097
10.29327/268346.7.16-21
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7097/4360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 284-299
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221720899584