EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Araujo, Manoel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gonçalves, Rafael Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303
Resumo: O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tinha como finalidade entender como se deu o processo de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na Craveiro Costa, abordaremos no referido trabalho os caminhos da educação integral no Acre como forma de compreendermos as mudanças que ocorre no chão da escola. Para isso, utilizamos como caminhos metodológicos a pesquisa no/do/com o cotidiano e como estratégia as rodas de conversas. Assim, apresentamos os diálogos que tivemos com os professores sobre a compreensão deles em relação a Educação Integral, planejamento e como se desenvolvem as atividades na Escola de Tempo Integral Craveiro Costa, bem como a participação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em todo processo de implementação, bem como no planejamento e na execução do programa na escola, o que nos levar a compreender por meio da pesquisa que há uma formação voltada para as avaliações, resultados e desempenhos.
id UFAC-2_a7fb3e380394cba9c06ee506d10c7412
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7303
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORESEducação Integral; cotidiano; política; docentes. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tinha como finalidade entender como se deu o processo de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na Craveiro Costa, abordaremos no referido trabalho os caminhos da educação integral no Acre como forma de compreendermos as mudanças que ocorre no chão da escola. Para isso, utilizamos como caminhos metodológicos a pesquisa no/do/com o cotidiano e como estratégia as rodas de conversas. Assim, apresentamos os diálogos que tivemos com os professores sobre a compreensão deles em relação a Educação Integral, planejamento e como se desenvolvem as atividades na Escola de Tempo Integral Craveiro Costa, bem como a participação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em todo processo de implementação, bem como no planejamento e na execução do programa na escola, o que nos levar a compreender por meio da pesquisa que há uma formação voltada para as avaliações, resultados e desempenhos. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/730310.29327/268346.7.17-22Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-320Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-320Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-3202526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303/4472Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Araujo, Manoel Gonçalves, Rafael Marques2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7303Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
spellingShingle EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
de Souza Araujo, Manoel
Educação Integral; cotidiano; política; docentes.
title_short EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_fullStr EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
title_sort EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ACRE APARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
author de Souza Araujo, Manoel
author_facet de Souza Araujo, Manoel
Gonçalves, Rafael Marques
author_role author
author2 Gonçalves, Rafael Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Araujo, Manoel
Gonçalves, Rafael Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Integral; cotidiano; política; docentes.
topic Educação Integral; cotidiano; política; docentes.
description O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que tinha como finalidade entender como se deu o processo de implementação do Ensino Médio de Tempo Integral na Craveiro Costa, abordaremos no referido trabalho os caminhos da educação integral no Acre como forma de compreendermos as mudanças que ocorre no chão da escola. Para isso, utilizamos como caminhos metodológicos a pesquisa no/do/com o cotidiano e como estratégia as rodas de conversas. Assim, apresentamos os diálogos que tivemos com os professores sobre a compreensão deles em relação a Educação Integral, planejamento e como se desenvolvem as atividades na Escola de Tempo Integral Craveiro Costa, bem como a participação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) em todo processo de implementação, bem como no planejamento e na execução do programa na escola, o que nos levar a compreender por meio da pesquisa que há uma formação voltada para as avaliações, resultados e desempenhos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303
10.29327/268346.7.17-22
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.17-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7303/4472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-320
Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-320
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 307-320
2526-5970
10.29327/268346.7.17
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222292373504