A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
DOI: | 10.29327/268346.7.16-3 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes. |
id |
UFAC-2_b49373e9888482fca38c07758b3f6d2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7093 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
spelling |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVOAdolescentes.Família.Políticas Públicas.Sistema SocioeducativoO objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709310.29327/268346.7.16-3Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-422526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093/4342Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Alice Cabral Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7093Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
title |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
spellingShingle |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO Costa, Maria Alice Cabral Adolescentes. Família. Políticas Públicas. Sistema Socioeducativo Costa, Maria Alice Cabral Adolescentes. Família. Políticas Públicas. Sistema Socioeducativo |
title_short |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
title_full |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
title_fullStr |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
title_full_unstemmed |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
title_sort |
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO |
author |
Costa, Maria Alice Cabral |
author_facet |
Costa, Maria Alice Cabral Costa, Maria Alice Cabral Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins |
author_role |
author |
author2 |
Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Alice Cabral Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes. Família. Políticas Públicas. Sistema Socioeducativo |
topic |
Adolescentes. Família. Políticas Públicas. Sistema Socioeducativo |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093 10.29327/268346.7.16-3 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093/4342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1822181182987567104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29327/268346.7.16-3 |