A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Alice Cabral
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hashizume, Cristina Miyuki, Motta, Vívian Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
DOI: 10.29327/268346.7.16-3
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados       no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes.
id UFAC-2_b49373e9888482fca38c07758b3f6d2b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7093
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
spelling A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVOAdolescentes.Família.Políticas Públicas.Sistema SocioeducativoO objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados       no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/709310.29327/268346.7.16-3Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-422526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093/4342Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Alice Cabral Hashizume, Cristina Miyuki Motta, Vívian Martins 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7093Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
title A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
spellingShingle A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
Costa, Maria Alice Cabral
Adolescentes.
Família.
Políticas Públicas.
Sistema Socioeducativo
Costa, Maria Alice Cabral
Adolescentes.
Família.
Políticas Públicas.
Sistema Socioeducativo
title_short A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
title_full A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
title_fullStr A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
title_full_unstemmed A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
title_sort A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO JOVEM INSTITUCIONALIZADO NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
author Costa, Maria Alice Cabral
author_facet Costa, Maria Alice Cabral
Costa, Maria Alice Cabral
Hashizume, Cristina Miyuki
Motta, Vívian Martins
Hashizume, Cristina Miyuki
Motta, Vívian Martins
author_role author
author2 Hashizume, Cristina Miyuki
Motta, Vívian Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Alice Cabral
Hashizume, Cristina Miyuki
Motta, Vívian Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes.
Família.
Políticas Públicas.
Sistema Socioeducativo
topic Adolescentes.
Família.
Políticas Públicas.
Sistema Socioeducativo
description O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com famílias de adolescentes institucionalizados       no Sistema Socioeducativo, ressaltando sua importância do núcleo familiar no processo de ressocialização e reconstrução do projeto de vida. Usamos o método qualitativo, através de entrevistas semiestruturadas com 20 familiares de adolescentes, observações e análise de documentação relativa à Socioeducação e à família. A coleta se deu no decorrer de 2022 e 2023. Obtivemos resultados classificados nas seguintes categorias: Função da família, Políticas Públicas de ressocialização e sua importante função junto às famílias e Projeto de vida. A pesquisa, que está em vias de finalização, nos dá subsídios para compreender o papel educativo que o Sistema e as políticas públicas garantistas têm junto às famílias dos adolescentes, e permitem a formação cidadã e crítica em relação ao mundo, aos Direitos Humanos e à responsabilidade social frente ao projeto de vida dos adolescentes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093
10.29327/268346.7.16-3
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.16-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7093/4342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42
Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 29-42
2526-5970
10.29327/268346.7.16
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1822181182987567104
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29327/268346.7.16-3