CONVERSAS COM COTIDIANOS: COLONIALISMO, RESISTÊNCIA E INJUSTIÇA COGNITIVA EM ESCOLAS DE COMUNIDADE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1427 |
Resumo: | Compreendendo a escola pública como lócus de formação humana e como espaço demarcado por embates políticos e culturais, o molde linear e hierarquizado das prescrições curriculares oficiais se manifesta na vida escolar dos sujeitos que a compõem de forma autoritária e classificatória, relegando para ramos desvalorizados os conhecimentos produzidos nos/dos/com os cotidianos. A modernidade trouxe consigo a concepção de um modelo epistemológico único, o que difere o conhecimento científico dos demais, subalternizando aquilo que é produzido no dia a dia e criando formas de desvalorização e injustiça cognitiva. A pesquisa objetiva, assim, investigar esses cotidianos invisibilizados pelo modelo hegemônico que rege os sistemas de ensino, delineando práticas curriculares emancipatórias que visem à igualdade e à justiça cognitiva entre os indivíduos. Contrapondo-se ao reducionismo, as pesquisas nos/dos/com os cotidianos nos trazem a impossibilidade de estabelecer um fim em si mesmo para as discussões apresentadas, mas oferecem caminhos para relações ecológicas entre conhecimentos visando a uma escola democrática e plural. |
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CONVERSAS COM COTIDIANOS: COLONIALISMO, RESISTÊNCIA E INJUSTIÇA COGNITIVA EM ESCOLAS DE COMUNIDADECurrículo. Cotidiano. Resistência. Justiça Cognitiva. Redes de conhecimentos.Compreendendo a escola pública como lócus de formação humana e como espaço demarcado por embates políticos e culturais, o molde linear e hierarquizado das prescrições curriculares oficiais se manifesta na vida escolar dos sujeitos que a compõem de forma autoritária e classificatória, relegando para ramos desvalorizados os conhecimentos produzidos nos/dos/com os cotidianos. A modernidade trouxe consigo a concepção de um modelo epistemológico único, o que difere o conhecimento científico dos demais, subalternizando aquilo que é produzido no dia a dia e criando formas de desvalorização e injustiça cognitiva. A pesquisa objetiva, assim, investigar esses cotidianos invisibilizados pelo modelo hegemônico que rege os sistemas de ensino, delineando práticas curriculares emancipatórias que visem à igualdade e à justiça cognitiva entre os indivíduos. Contrapondo-se ao reducionismo, as pesquisas nos/dos/com os cotidianos nos trazem a impossibilidade de estabelecer um fim em si mesmo para as discussões apresentadas, mas oferecem caminhos para relações ecológicas entre conhecimentos visando a uma escola democrática e plural. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1427Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 362-380Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 362-380Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 362-3802526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1427/pdfCopyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jeferson Maske deAbreu, Patrícia Ferreira de2018-07-15T21:47:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1427Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-15T21:47:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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